Novos guarda-vidas recebem curso de capacitação

1 de novembro de 2017

Novos guarda-vidas recebem curso de capacitação

Os novos 20 guarda-vidas temporários contratados pela Prefeitura de Bertioga para a temporada de verão passaram por um curso preparatório. Os certificados foram entregues hoje (01), em solenidade no Fundo Social de Solidariedade do Município. Durante três semanas, eles aprenderam sobre condições do mar, técnicas de salvamento e outras habilidades para o exercício da função. As atividades do grupo começam no dia 01 de dezembro de 2017 e seguem até 14 de fevereiro de 2018.

O curso foi realizado entre os dias 9 e 31 de outubro, pelo Corpo de Bombeiros (GB Mar). As atividades foram ministradas pelos cabos da Polícia Militar Marcelo dos Santos e Júlio Cesar Mariano, sob a coordenação do primeiro sargento Ricardo Ruiz Garcia e do primeiro tenente Ivo Sapienza Fernandes. “O projeto do guarda-vidas temporário traz mais segurança às praias e isso se reflete nos números. A gente conseguiu diminuir as ocorrências no período, o que demonstra a importância dessa ação”, destacou o Major Ricardo Antoniazzi Pellicioni.

Os guarda-vidas temporários aprenderam sobre as condições do mar, condições de trabalho operacional, técnicas de retirada de vítimas e recuperação de afogados, além de prevenção e salvamento aquático. “O curso foi bem intenso e estamos todos preparados para trabalhar na prevenção”, contou Sérgio Brasil Barbosa, um dos primeiros colocados no processo seletivo.

A Prefeitura contratará os profissionais temporários para atender a demanda de banhistas que aumenta bastante no período do verão. Eles atuarão em ações de prevenção e resgate. Os profissionais foram selecionados por processo seletivo que incluiu provas teóricas e práticas, no mês de outubro.

Os 20 guarda-vidas temporários se somam aos profissionais efetivos da Cidade e aos temporários enviados pelo Estado. Em plena temporada, Bertioga terá, ao todo, um efetivo de 128 homens trabalhando nas praias.