Núcleo de Apoio à Criança Especial de Bertioga retorna atendimento de hidroterapia

12 de fevereiro de 2021

Após meses suspenso por conta da pandemia do novo coronavírus, os atendimentos de fisioterapia aquática – hidroterapia oferecido pelo Núcleo de Apoio à Criança Especial (NACE), foram retomados nesta quinta-feira (11). As atividades estão sendo realizadas seguindo todas as medidas para evitar o contágio pela Covid-19.
Ao todo, 40 crianças com deficiência motora ou autismo são atendidas no projeto de hidroterapia e cada uma delas é recebida uma vez por semana.

De acordo com a diretora de Acessibilidade e Inclusão, o retorno das atividades acontece de forma gradual. “Estamos retomando com muita cautela e observando os cuidados necessários, pois sabemos que a reabilitação das crianças não pode parar”, afirma.

Além da hidroterapia, o NACE oferece outros serviços, como sala sensório-motora e game terapia, por exemplo. Esses atendimentos, que também foram suspensos em razão da pandemia, já retornaram em outubro de 2020. Todas as atividades são desenvolvidas por profissionais especializados, como fonoaudiólogas, terapeutas ocupacionais, serviço social e fisioterapeutas.

SOBRE A HIDROTERAPIA

A piscina do NACE é aquecida e totalmente equipada para atender crianças com idades entre zero e 18 anos, podendo receber cadeirantes e autistas tranquilamente e com segurança. O equipamento, adquirido por meio de parceria entre a Prefeitura e o Lions Club Bertioga em 2018, possui elevador para cadeirantes, aquecedor, cadeiras de banho e barras adaptadas. Os pacientes não precisam saber nadar.

Os exercícios dentro d’água facilitam a atividade e fortalecem os músculos, melhorando a estabilidade física. O calor da piscina aquecida aumenta a circulação, reduzindo espasmos musculares e aliviando a dor.