Obra da Avenida Anchieta reflete desenvolvimento da Cidade

24 de outubro de 2014

Obra da Avenida Anchieta reflete desenvolvimento da Cidade

A reurbanização da Avenida Anchieta, uma das maiores obras em andamento em Bertioga, representa um novo momento na Cidade. Após sua implantação, que ocorreu em 1995, ligando a região central aos bairros, a avenida não havia recebido obras significativas.

Iniciada em 2012, a reurbanização contempla intervenções em seis quilômetros ao longo da via, trecho entre a Avenida 19 de Maio (Jardim Albatroz) e Jardim Indaiá. Na faixa desses seis quilômetros, o projeto prevê 4,5 quilômetros de duplicação da pista, com a execução da macrodrenagem do canal, com rede de galerias para águas pluviais. As melhorias incluem duplicação da pista, pavimentação, calçadas, paisagismo, iluminação e sinalização de trânsito horizontal e vertical.

A via liga o Centro a sete bairros da Cidade: Albatroz, Maitinga, Rio da Praia, Buriqui Costa Nativa, Jardim Raphael, Vista Linda e Indaiá e já vem garantindo mais agilidade no fluxo do trânsito, mais segurança para motoristas e pedestres e mais qualidade de vida para a comunidade.

Essa facilidade de circulação possibilita maior movimento no comércio e, consequentemente, mais dinheiro circulando na Cidade. Os comerciantes instalados ao longo da Avenida aprovaram a obra e já veem retorno nos investimentos realizados em seus comércios.

Valter dos Reis é proprietário de um estabelecimento comercial na via, na altura do bairro Jardim Raphael, e diz que seu investimento já triplicou de valor com a obra. “Meu e de qualquer comerciante. Até mesmo os terrenos já tiveram valorização nos últimos anos”. Ele conta que agora quer expandir seu comércio. “Quero ver se algum vizinho tem interesse em vender o imóvel para eu ampliar o meu”, comentou Reis, que tem o comércio no bairro há quatro anos.

Instalado há oito meses em um comércio também na Avenida Anchieta, mas no Indaiá, Carlos Alberto da Silva está animado com a valorização da região. “Todos os comerciantes estão satisfeitos com a obra, porque atrai mais turistas e vendemos mais”, disse. Ele ainda se lembra de quando a Avenida não era duplicada. “Era muita poeira. Hoje está uma beleza”.

História

Já prevendo a expansão do centro da Cidade, o prefeito de Bertioga durante sua primeira administração, entre os anos de 1993 e 1996, projetou a abertura da Avenida Anchieta até o bairro Indaiá. Desta forma, iniciou tratativas com a Câmara de Vereadores e sua ideia teve acolhida no Legislativo. “O objetivo era a interligação entre os bairros, por isso, pensei em iniciar pelo Indaiá, até chegar ao Centro”, lembra.

A obra foi viabilizada e concluída da forma como o prefeito imaginou, se tornando uma importante via de acesso entre os bairros e um dos mais valorizados corredores comerciais da Cidade.

Benefícios

Um dos maiores benefícios da reurbanização da Avenida Anchieta são os serviços de micro e macro drenagem. São obras que estão “enterradas” e não embelezam, entretanto são de grande importância para a comunidade, uma vez que possibilitam o escoamento da água da chuva, evitando alagamentos nas ruas adjacentes aos canais.

Ao longo dos seis quilômetros da via foram implantados cinco canais de drenagem. No bairro Albatroz, próximo à Praça dos Emancipadores, a macrodrenagem foi interligada ao canal de drenagem na Avenida 19 de Maio.

No bairro Maitinga foi implantada a macrodrenagem da Rua Miguel Seiad Bichir, executada em dois trechos: entre a Avenida Thomé de Souza e Rua João Ramalho, e entre a Avenida Anchieta e Praça Potengi. No Jardim Raphael, o canal de drenagem fica próximo às ruas Vicente Leporaci e Augusto Ribeiro Pacheco.

Outra galeria de macrodrenagem executada é a da Rua Engenheiro Eduardo da Costa Júnior, no bairro Vista Linda. E no Indaiá foi implantado um canal de macrodrenagem na Rua Fausto Guimarães Sampaio, que permitiu também a microdrenagem até a Avenida Eurico Massaru Matsutami, antiga Avenida Principal.

As obras de drenagem, pavimentação e a ciclovia nos trechos não duplicados da Avenida Anchieta estão sendo executadas com recursos provenientes de financiamento pelo programa Saneamento para Todos, do Governo Federal. O valor total é de R$ 31,4 milhões. Desse valor, 70% são utilizados para drenagem e 30% para pavimentação. Serão seis quilômetros de nova pavimentação e cinco quilômetros de recapeamento da pista existente.

A ciclovia nos trechos duplicados, iluminação da ciclovia e parte do recapeamento estão sendo executados com recursos do Departamento de Desenvolvimento e Apoio às Estâncias (Dade), órgão vinculado ao Governo do Estado, e estão sendo investidos R$ 2,6 milhões. A sinalização viária está sendo viabilizada com recursos próprios.