Obras avançam na Aldeia Rio Silveira com escola indígena e novas moradias

2 de fevereiro de 2026

Obras avançam na Aldeia Rio Silveira com escola indígena e novas moradias


As obras na Aldeia Rio Silveira, em Bertioga, seguem em andamento e começam a ganhar forma. No local, estão em construção a Escola Municipal Indígena Guarani Nhembo e Porã e novas unidades habitacionais destinadas à comunidade indígena, viabilizadas pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano- CDHU.


ESCOLA

A Escola Municipal Indígena Guarani Nhembo e Porã contará com uma arquitetura diferenciada, projetada para dialogar com a tradição e a cultura indígena, valorizando a identidade do povo Guarani e garantindo diversidade nas atividades pedagógicas e comunitárias.


A unidade terá seis salas de aula, quadra poliesportiva, sala multimídia, mini arena de eventos e sala multiuso, com capacidade para atender aproximadamente 140 alunos, com idades entre 6 meses e 11 anos.


O investimento na obra é de R$4.279.747,04, com recursos municipais. A execução está sob responsabilidade da empresa Ecovale Construções LTDA.


MORADIAS

O projeto habitacional da Aldeia Rio Silveira prevê a construção de 120 moradias ao todo. Deste total, 30 unidades já foram entregues à comunidade indígena. Outras 30 moradias encontram-se em fase de construção, com ordem de serviço emitida e autorização do Governo do Estado. As 60 unidades restantes estão em fase de tramitação administrativa para viabilização das próximas etapas do projeto.


O conjunto habitacional, de tipologia indígena, é inédito no Estado de São Paulo e foi desenvolvido exclusivamente para atender às necessidades da comunidade, respeitando a cultura, os costumes e o modo de viver do povo Guarani.


As moradias são construídas em alvenaria, elevadas do solo, com assoalho de madeira. Cada unidade conta com dois dormitórios, sala, cozinha, área de serviço, banheiro externo e varanda com fogão a lenha.