Obras da UPA Vista Linda seguem em ritmo acelerado

30 de junho de 2014

Obras da UPA Vista Linda seguem em ritmo acelerado

Prosseguem, em ritmo acelerado, as obras de construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Vista Linda, cuja ordem de serviço à Global Engenharia e Meio Ambiente Ltda (vencedora da licitação pública) foi assinada pelo prefeito de Bertioga, em fevereiro deste ano. A expectativa da Prefeitura de Bertioga é de que a unidade esteja concluída até o próximo mês de setembro.

O valor para execução da unidade é de R$ 2,17 milhões, provenientes do Ministério da Saúde, por intermédio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2).

O equipamento está sendo edificado em uma área de 1,4 mil m², na Rua Eduardo Correia da Costa Júnior, entre a Rodovia Rio-Santos e a Avenida Anchieta, e representa um avanço para o Município no atendimento à saúde, em especial às vítimas de acidentes de trânsito que ocorrem na SP-55 (Rodovia Rio-Santos) e na SP-98 (Rodovia Mogi-Bertioga).

“A UPA estará estrategicamente localizada, o que vai agilizar o atendimento a acidentes, pois o tempo de resposta será reduzido consideravelmente, em relação ao atendimento que ocorre no Pronto-Socorro, na região central da Cidade”, comentou o prefeito.

A futura unidade contará com ambientes para recepção; sala de espera e de acolhimento; sala de classificação de risco; consultórios, incluindo um odontológico; salas para suturas, medicação, inalação, radiologia e coleta de material; sala de gesso, eletrocardiograma, sala de hidratação e de urgência; salas de observação, adulto e infantil; além de área administrativa, almoxarifado, refeitório e sala de repouso para funcionários.

A Unidade de Pronto Atendimento construída em Bertioga é considerada de Porte I (para cidades entre 50 e 100 mil habitantes) e terá capacidade para até 150 atendimentos, e médicos durante 24 horas, além de dispor de, pelo menos, dois médicos durante todo o período de funcionamento.

A implantação da UPA em Bertioga é uma conquista do prefeito Orlandini, uma vez que o Ministério da Saúde garante investimentos somente em municípios com mais de 50 mil habitantes. De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Bertioga conta com 47 mil habitantes, portanto, não poderia ser contemplada. Entretanto, gestões do prefeito junto a representantes do Ministério da Saúde, permitiram a liberação de verbas para o equipamento.

A Secretaria Municipal de Saúde elaborou estudo a partir de informações de atendimentos de urgência e emergência na rede pública da Cidade e de variação da população de acordo com a quantidade de lixo coletada.

O estudo demonstrou que no mês de menor ocupação, a população de Bertioga supera 54 mil habitantes. Também foram consideradas as casas de veraneio que ficam ocupadas durante os finais de semana e feriados, mesmo em meses de baixa temporada, além de turistas que procuram as praias da Cidade.

UPA

Lançadas como parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, as Unidades de Pronto Atendimento funcionam como unidades intermediárias entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os hospitais e ajudam a desafogar os prontos-socorros.

Essas unidades atendem a casos de saúde que exijam atenção médica intermediária como problemas de pressão, febre alta, fraturas, cortes e infartos, evitando que esses pacientes sejam sempre encaminhados aos prontos-socorros dos hospitais.

As UPAs 24 horas trabalham de forma integrada com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Ao ligar para o número 192, o cidadão tem acesso a uma central com profissionais de saúde que oferecem orientações de primeiros socorros, além de definir os cuidados adequados a cada situação. Em muitos casos, o SAMU presta o primeiro atendimento e encaminha o paciente a uma UPA.

Essa integração qualifica os atendimentos já que, ao prestar o primeiro socorro, as equipes do SAMU identificam a real necessidade do paciente e o encaminha, se necessário, para o serviço de saúde mais adequado.

As UPAs funcionam sete dias por semana, 24 horas por dia. Sua estrutura conta com equipamentos de raio-X, eletrocardiografia, laboratório de exames e leitos de observação, e soluciona em média 97% dos casos. Ao chegar a uma UPA, o paciente é assistido e pode ser tratado na própria unidade ou, conforme o caso, encaminhado a um hospital ou para a atenção básica.