Obras de construção do Complexo Esportivo na Vila Militar começam em maio

24 de março de 2016

Obras de construção do Complexo Esportivo na Vila Militar começam em maio

Mais uma etapa preparatória para o início das obras do Centro Comunitário de Esporte e Lazer foi iniciada, nesta semana, com a demolição da obra inacabada do conjunto habitacional da Vila Militar, no Bairro Chácaras. Os serviços iniciaram com a retirada das telhas e deverão estar totalmente concluídos em 30 dias. Parte do material (concreto, blocos, cimento) retirado do local será reaproveitada como aterro na área dos acessos do próprio terreno. A obra está prevista para começar, efetivamente, no próximo mês de maio.

No dia 02 de fevereiro, a Justiça de Bertioga homologou Acordo Judicial Espontâneo, proposto pelo Ministério Público, por meio do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema), que pôs fim a duas questões problemáticas para o Município: o embargo de alguns módulos da Riviera de São Lourenço e a obra inacabada da Vila Militar, no Bairro Chácaras.

O acordo, que foi intermediado pelo prefeito de Bertioga, Mauro Orlandini, e que envolveu também o Ministério Público, teve aceitação dos empreendedores do loteamento, e propôs uma compensação ao Município para que o desembargo fosse autorizado. Por sugestão das secretarias de Planejamento e Habitação e Meio Ambiente, no local onde atualmente encontra-se o conjunto habitacional será construído um Centro Comunitário de Esportes e Lazer.

No último dia 29, foi formalizada a aquisição do terreno de 27.500 m2, localizado no quilômetro 216 da SP-55 (Rodovia Rio-Santos), em cerimônia na sede do Fundo Social de Solidariedade, que contou com a presença de representantes das empresas empreendedoras da Riviera de São Lourenço: Sobloco Construtora, Praias Paulistas SA e Fazenda Acaraú, representantes da Caixa, proprietária do imóvel; o prefeito Mauro Orlandini, o vereador Toninho Rodrigues, além de secretários municipais.

Como a proprietária do terreno é a Caixa, a comercialização só poderia ser feita para um órgão público. Desta forma, o Legislativo aprovou a Lei Complementar 120/16, que autorizou o Município a receber o valor de R$ 5,780 milhões como doação dos empreendedores da Riviera de São Lourenço, valor que foi repassado à Caixa.

Complexo Esportivo

O Centro Comunitário vai contar com quadras esportivas, pista de skate e de caminhada, sanitários e vestiários, arquibancadas poliesportivas e society e portaria. O local também vai receber uma UBS com projeto padrão do Ministério da Saúde e um Cras também no padrão do Ministério de Desenvolvimento Social. Todos os equipamentos serão entregues mobiliados. Também será executada toda infraestrutura de drenagem, elétrica, redes de água e esgoto, cercamento e paisagismo.

De acordo com o prefeito Mauro Orlandini a área está localizada próximo ao terreno onde será executado o conjunto habitacional do Programa Minha Casa Minha Vida, com recursos do Governo Federal e Estadual, com 1.500 unidades, que fica no quilômetro 218 da Rodovia Rio-Santos. “Será um importante equipamento de apoio social, de lazer e de saúde para essas famílias”, comentou na ocasião  da assinatura para formalização da compra do terreno.

O Acordo Judicial Espontâneo ainda prevê outros benefícios para Bertioga, totalizando R$ 16,471 milhões em investimentos por parte dos empreendedores. O Município também vai receber um veículo tipo furgão para uma base comunitária, que será utilizada pela Secretaria de Segurança e Cidadania, e uma caminhonete 4x4 para a Secretaria de Meio Ambiente, que será utilizada pela Diretoria de Operações Ambientais (DOA).

Além disso, o Município  vai ganhar uma nova sede da DOA, com mobiliário, que será construída na Praia da Enseda, ao lado do Parque do Jundu (Centro). O acordo também prevê a construção de dois ecopontos para entrega de lixo volumoso - um na Vista Linda e outro em Boracéia.

O prefeito se manifestou satisfeito com o Termo e considerou as vantagens para todos os envolvidos. “Os empreendedores vão poder dar continuidade aos projetos já previstos para os módulos embargados, o Município vai ter resolvido um grande problema que se arrastava por anos e a comunidade vai ganhar um grande complexo de lazer”.