Obras de prolongamento da Avenida 19 de Maio começam este mês

9 de junho de 2014

Obras de prolongamento da Avenida 19 de Maio começam este mês

DIC - 05/06/2014

Duas importantes obras estruturantes serão iniciadas pela Prefeitura de Bertioga, ainda este mês, que trarão mais benefícios e qualidade de vida à população. A primeira delas é o prolongamento da Avenida 19 Maio. O projeto prevê serviços de drenagem, pavimentação, ciclovia, paisagismo e sinalização viária, e será executado com investimentos da ordem de pouco mais de R$ 1,28 milhão, provenientes do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade), do ano de 2013.

Os serviços contemplarão as duas pistas no trecho entre a Praça dos Emancipadores e Rua João Ramalho, e uma pista no trecho entre a João Ramalho e Avenida Thomé de Souza.

Outra obra que começa ainda este mês, também com investimentos do Dade 2013, é a do sistema binário de trânsito, no bairro Indaiá. Em um trecho da Rua Professora Diva de Fialho Duarte, entre a Avenida Anchieta e a Rua Dr. José Silva Sobrinho, serão executados serviços de drenagem, pavimentação e sinalização viária.

No local, será criado um binário como alternativa para a Rua Valdemar Costa Filho. O investimento é de pouco mais de R$ R$ 1,1 milhão nessa obra, que vai desafogar o trânsito para quem acessa o bairro pela Rodovia Rio-Santos (SP-55) e para quem deixa o bairro, no sentido da rodovia.

“São duas ordens de serviço que muito beneficiam Bertioga. Essas e outras obras que estamos realizando representam um novo momento de desenvolvimento para a Cidade. Tudo isso é fruto de um trabalho incessante. Nos últimos anos, ampliamos o investimento em infraestrutura, fazendo grandes obras de pavimentação, além de serviços diversos de macro e microdrenagem, garantindo mais qualidade de vida e a valorizando dos imóveis”, comemora o prefeito de Bertioga.

Obras em licitação

E os avanços não param por aí. A Prefeitura está abrindo, esta semana, licitação para várias obras de infraestrutura no Município. Por meio da modalidade concorrência, está aberta a licitação para última etapa da reurbanização da orla da Praia da Enseada, na Avenida Thomé de Souza, cujo projeto é do arquiteto Ruy Ohtake. A obra consiste em serviços de refazimento da drenagem, pavimentação e sinalização viária no trecho entre a Rua Francisco Pinto e Avenida 19 de Maio (Albatroz); e também na execução do paisagismo no jardim, no trecho que vai da Avenida 19 de Maio até a Rua Hugo Santos Silva, no bairro Maitinga (antiga Vila Agaó). Para essa obra, os investimentos provenientes do Dade de 2013 são da ordem de pouco mais de R$ 4 milhões.

Também está aberta a licitação destinada às obras de microdrenagem e drenagem superficial de vias públicas no Jardim Indaiá, onde serão investidos recursos de R$ 2 milhões, do Fundo de Recursos Hídricos (Fehidro). Os serviços beneficiarão oito ruas da região. As águas pluviais de ambas as bacias serão canalizadas para os canais das avenidas Lucas da Cruz Carvalho e Anchieta e da Rua do Telégrafo, cujas obras já foram concluídas.

Outras duas importantes obras estão sendo licitadas: as marginais Norte, no bairro Chácaras; e Sul-SP-55, no trecho relativo ao sistema viário do entorno da Rodoviária Municipal, no bairro Vista Linda. Os recursos a serem aplicados nessas obras somam R$ 6,3 milhões, provenientes do Dade de 2014. Será executada a urbanização da marginal da SP-55, entre a Rua José Carlos Pace e o trevo do Condomínio Hanga Roa; a implantação do sistema viário no entorno da Rodoviária, no bairro Vista Linda; e a recuperação da pavimentação asfáltica e execução de microdrenagem da Avenida Anchieta, no trecho entre os bairros Rio da Praia e Indaiá.

A Prefeitura também abriu licitação destinada à execução de obra de recapeamento da pista direita da Avenida Anchieta, sentido Centro até o Indaiá; e também para a construção de uma creche-escola, na Rua Luiz Pereira de Campos (Centro), em terreno ao lado do Paço Municipal. A unidade escolar receberá investimentos de pouco mais de R$ 1,5 milhão para a construção, e mais 10% para despesas de custeio, e terá capacidade para atender 150 vagas.

Já os serviços de recapeamento fazem parte da obra de duplicação Avenida Anchieta que conta com intervenções em seis quilômetros ao longo da via – trecho entre a Avenida 19 de Maio (Albatroz) e Indaiá. Na faixa desses seis quilômetros, o projeto contempla 4,5 km de duplicação da pista, com a execução da macrodrenagem do canal, com rede de galerias para águas pluviais. Além disso, as melhorias também incluem calçamento, paisagismo, iluminação e sinalização de trânsito horizontal e vertical.

Com custo total de R$ 31,8 milhões, provenientes do Programa Saneamento para Todos, do Governo Federal, com contrapartida da Prefeitura de Bertioga no valor de R$ 9,5 milhões, os serviços estão sendo executados pela Terracom Engenharia Ltda.