Obras de prolongamento da Avenida 19 de Maio seguem com pavimentação

9 de setembro de 2014

Obras de prolongamento da Avenida 19 de Maio seguem com pavimentação

As obras de prolongamento da Avenida 19 de Maio, no bairro Albatroz, avançam e seguem com serviços de pavimentação. Na pista esquerda, sentido praia, já foi concluída a drenagem e a pavimentação asfáltica em cerca de 500 metros lineares; e a Prefeitura de Bertioga executa, agora,  os mesmos serviços do lado direito da pista (sentido praia), em , aproximadamente, 300 metros de extensão.

De acordo com o projeto executivo,  os serviços contemplam as duas pistas no trecho entre a Praça dos Emancipadores e Rua João Ramalho, e uma pista entre a João Ramalho e Avenida Thomé de Souza.

Além dos serviços de drenagem e pavimentação, o projeto contempla ciclovia, iluminação, paisagismo e sinalização viária, e está sendo executado com investimentos da ordem de pouco mais de R$ 1,28 milhão, com recursos do tesouro municipal e, também, provenientes do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade), do ano de 2013.

“A continuidade da revitalização nesse trecho da Avenida 19 de Maio representa mais um passo importante para o desenvolvimento da  Cidade, que vai valorizar o Município, sobretudo no aspecto turístico, além de ajudar diretamente no seu crescimento econômico”, reforça o prefeito de Bertioga, ao vistoriar a obra nesta semana.

A obra dá continuidade à reurbanização da Avenida 19 de Maio, que foi totalmente revitalizada em seus 1.200 metros de extensão em via dupla, e inaugurada há dois anos, em 19 de Maio de 2012, quando o Município completava 21 anos de emancipação político administrativa.

Naquela época, foram investidos mais de R$ 3,5 milhões e a obra fez parte de um projeto estrutural importante há muito sonhado pela população, que depois de 25 anos pode usufruir de uma nova avenida.

A Prefeitura realizou serviços de recuperação de drenagem; pavimentação, construção de ciclovia; nova disposição de vagas de estacionamento junto ao canteiro central; iluminação com lâmpadas de vapor metálico, visando melhorar as condições de segurança; paisagismo; novas passarelas com adequações para acessibilidade, um boulevard próximo à rotatória da Avenida Anchieta; faixas de segurança, entre outras sinalizações de trânsito.

Exibindo um visual moderno e requintado, a avenida foi contemplada ao longo de sua extensão com pavimentação ecológica, à base de borracha de pneus triturados, que torna a pista mais impermeável e flexível com durabilidade 30% maior do que ao asfalto convencional. A 19 de Maio é a primeira do Município a receber esse tipo de massa asfáltica, que além de outros benefícios, proporciona maior segurança, com a redução de ruídos e do número de acidentes na pista.

Binário Indaiá

Outra importante obra estruturante e que  acaba de ser concluída pela Prefeitura é o sistema binário de trânsito, no bairro Indaiá. Em um trecho da Rua Professora Diva de Fialho Duarte, entre a Avenida Anchieta e a Rua Dr. José Silva Sobrinho, foram executados serviços de drenagem, pavimentação e sinalização viária.

No local, foi criado um binário como alternativa para a Rua Valdemar Costa Filho. O investimento nessa obra foi pouco mais de R$ R$ 1,1 milhão, e vai desafogar o trânsito para quem acessa o bairro pela Rodovia Rio-Santos (SP-55) e para quem deixa o bairro, no sentido da rodovia.

“Tudo isso é fruto de um trabalho incessante. Nos últimos anos, ampliamos o investimento em infraestrutura, fazendo grandes obras de pavimentação, além de serviços diversos de macro e microdrenagem, garantindo mais qualidade de vida e valorizando os imóveis”, comemora o prefeito.