Obras do Centro Comunitário no Bairro Chácaras estão em pleno andamento

21 de junho de 2016

Obras do Centro Comunitário no Bairro Chácaras estão em pleno andamento

As obras de construção do Centro Comunitário de Esportes e Lazer no Bairro Chácaras estão em pleno andamento e a área onde se encontrava o Conjunto Habitacional Vila Militar, já está totalmente transformada. Os serviços são de responsabilidade da Sobloco Construtora, como parte de acordo judicial, celebrado entre a construtora, a Prefeitura de Bertioga e o Ministério Público.

O terreno de 27.500 m², localizado no quilômetro 216 da SP-55 (Rodovia Rio-Santos), está sendo aterrado com parte do material das casas que foram demolidas. Esse trabalho conta com um rigoroso controle tecnológico e está sendo executado dentro de normas técnicas, obedecendo a critérios como o grau de compactação e a verificação da umidade do terreno, o que vai permitir melhor qualidade das construções. A previsão é de que a fase de aterramento seja concluída dentro de um mês.

Em seguida será iniciada a implantação da infraestrutura, como redes de água e esgoto, abertura das ruas internas e execução das guias e sarjetas, só então serão iniciados os estaqueamentos para as obras civis. O prazo para conclusão da obra é de 18 meses.

O equipamento vai contar com quadras esportivas, pista de skate e de caminhada, sanitários e vestiários, arquibancadas poliesportivas e society e portaria. No mesmo local será construída uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e um Centro de Referência e Assistência Social (Cras).

Além da construção do Centro Comunitário, o acordo judicial, que vai ganhar um veículo tipo furgão para uma base comunitária; uma caminhonete 4×4 para a Diretoria de Operações Ambientais (DOA); uma nova sede da DOA, com mobiliário; e dois Ecopontos para descartes volumosos.

Na última semana, o prefeito Mauro Orlandini assinou o documento de transferência da caminhonete para o Município. O veículo já está à disposição da DOA e será utilizado para o trabalho de fiscalização ambiental assim que a documentação estiver regularizada.

Entenda o caso

- O conjunto habitacional foi construído em 2003 para atender a demanda de policias militares em Bertioga;

- A empresa vencedora da licitação executou o projeto sem o devido aterramento e drenagem, o que provocava alagamento e inviabilizava a utilização das casas;

- Após cerca de 10 anos de tratativas entre a municipalidade e a Caixa, proprietária do imóvel, chegou-se a conclusão de que a solução seria a demolição das casas;

- Diante do processo judicial que embargou a construção em alguns módulos da Riviera de São Lourenço, o Ministério Público propôs a compensação para o Município, por parte dos empreendedores;

- A Prefeitura procurou uma solução que beneficiasse a comunidade. Desta forma, com a concordância de todas as partes, Município, Caixa e empreendedores da Riviera de São Lourenço, a solução foi a construção de um equipamento de esporte, lazer e saúde;

- O acordo foi homologado considerando diversos benefícios para a municipalidade, totalizando R$ 16,4 milhões;

- A demanda por habitação popular será suprida com a construção de 1.500 unidades no bairro Jardim Raphael, próximo à área em questão, por meio do programa Minha Casa Minha Vida.