Especial 25 anos - Obras mudaram a cara de Bertioga

18 de maio de 2016

Especial 25 anos - Obras mudaram a cara de Bertioga

Ao completar 25 anos de emancipação político-administrativa, Bertioga tem muito para comemorar. O Município sofreu uma verdadeira transformação urbana, principalmente nos últimos sete anos. Uma transformação planejada, com critérios técnicos que, além de reforçar suas belezas naturais, ainda projetam a Cidade para o futuro.

A reurbanização da orla da praia, que teve início em 2010 e está em fase de conclusão, é um exemplo de obra que reforçou a beleza natural da Cidade. Os jardins da orla hoje estão de cara nova. Foram realizadas intervenções em quase quatro quilômetros, no trecho do Forte São João até o bairro Maitinga. Hoje a orla conta com um dos mais arrojados projetos arquitetônicos, de autoria de Ruy Ohtake, com ciclovia, playground, equipamentos de ginástica, banheiros, chuveiros, além de paisagismo.

Como parte da obra de reurbanização da orla, o jardim do Canal de Bertioga, também está de cara nova, desde Mercado de Pescados até o Forte São João. Nesse trecho, o projeto ainda contemplou um boulevard junto aos comércios da Avenida Vicente de Carvalho e novos espaços de estacionamento.

O projeto de duplicação da Avenida Anchieta, do bairro Albatroz até o Indaiá, totalizando cerca de seis quilômetros, pode ser considerado um dos mais completos já realizadas na Cidade. Um dos objetivos foi a mobilidade urbana, permitindo melhor circulação de veículos, ciclistas e pedestres, por meio de uma via de interligação de seis bairros.

Mas o projeto foi além, incluindo também obras estruturantes como galerias de macrodrenagem ao longo dos seis quilômetros, o que evita o alagamento de várias localidades em períodos chuvosos. São obras ‘enterradas’, mas que preparam as vias para a posterior pavimentação, de maneira planejada. A Avenida Anchieta ainda ganhou ciclovia, nova iluminação e sinalização trânsito, tornando mais seguro os deslocamentos principalmente de ciclistas e pedestres.

Além de segurança no trânsito, a obra ainda permitiu o crescimento comercial em seus seis quilômetros e a valorização imobiliária nos seis bairros que estão ao longo da Avenida Anchieta.

Para o prefeito de Bertioga, Mauro Orlandini, trata-se de um trabalho de planejamento. “Proporcionar mobilidade urbana é planejar e viabilizar obras que se integram e que facilitam a vida da comunidade”, comentou o prefeito.