Oficina alerta sobre prevenção e direitos dos LGBT

22 de novembro de 2017

Oficina alerta sobre prevenção e direitos dos LGBT

Com o objetivo de conscientizar quanto às doenças sexualmente transmissíveis, a Prefeitura de Bertioga, por meio da Diretoria de Vigilância à Saúde, realizou na noite da última sexta-feira (17), a “Oficina da Diversidade”. O evento, que aconteceu na Casa da Cultura, contou com a presença da drag queen Dindry Buck alertando sobre prevenção e da advogada Fernanda Nigro, falando sobre os direitos da população LGBT.

Essa não foi a primeira vez que o Município voltou atenção a essa comunidade. Esse ano, antes da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, outra ação do tipo foi realizada, em junho.

“O objetivo é focar na prevenção para a população LGBT, que ainda é um público com índice considerável de manifestação das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). A Vigilância tem como plano de ação trabalhar junto a essa comunidade”, explica Michelle Luís Santos, diretora da Vigilância à Saúde.

A diretora acredita que essa fatia da população não participa mais de atividades com medo de se expor. “Vemos isso diariamente no Centro de Testagem e Aconselhamento. Todos são preocupados com a preservação da imagem. É importante alertar que estamos lá para auxiliar e prestar toda a assistência que for necessária, não só para a população LGBT, mas para a comunidade de forma geral”, diz.

A advogada Fernanda Nigro, do Centro de Referência e Defesa da Diversidade (CRD) de São Paulo, falou sobre os avanços dos direitos LGBT, como o reconhecimento pelo Supremo Tribunal Federal das uniões homoafetivas.

“Após essa decisão, temos uma serie de diretos garantidos, inclusive o respeito ao nome social, entre outros. Temos que falar para além do público LGBT. Costumo dizer que estou cansada de falar para iguais. Uma transexual fala para transexual, por exemplo”.

Ela ainda lembrou que na Constituição Federal há o princípio da não discriminação; e como o estigma faz as pessoas ficarem à margem da sociedade, ainda há necessidade de garantir direitos via lei. “É um trabalho de sensibilização”, disse.

Denis Pereira esteve presente no evento e aprovou a iniciativa. “Gosto do tema e de me manter informado. É importante a Prefeitura promover esse tipo de atividade, porque a juventude não pensa em se prevenir. Todo evento a respeito disso é muito importante”, contou.

Campanha Fique Sabendo alerta para ISTs

A Campanha Fique Sabendo, do Ministério da Saúde, acontece em Bertioga de 23 de novembro até 1 de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, das 9 às 15 horas.

A Vigilância Epidemiológica oferecerá testes rápidos em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Centro de Especialidades Médicas (CEME). Além disso, haverá ação na rotatória entre as avenidas Anchieta e 19 de Maio.

Fique atendo ao calendário da Campanha:

23/11 - USF Boracéia - Rua Mário Schemberg, s/nº, Boracéia

24/11 - UBS Maitinga - Rua Alberto Augusto de Andrade (antiga Rua 14), s/nº, Maitinga

27/11 - UBS Vicente de Carvalho II - Rua Epiphânio Baptista, 637, Jardim Vicente de Carvalho

28/11- UBS Indaiá - Rua São Francisco do Sul, s/nº, Indaiá

29/11 – CEME - Praça Vicente Molinari, 295, Centro

30/11 - UBS Vista Linda - Rua José Carlos Pace, s/nº, Vista Linda

01/12 - Rotatória das avenidas Anchieta e 19 de Maio, em frente ao Supermercado Krill

Onde buscar tratamento?

Em Bertioga, a população pode buscar informações sobre as DSTs no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). No local, estão disponíveis testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C. É possível ainda retirar preservativos masculinos e femininos e gel lubrificante.

O CTA também oferece atendimento de DST a mulheres, homens, travestis e transexuais; além de orientações sobre Profilaxia Pós-Exposição Sexual (PEP), tratamento da Aids para pessoas que possam ter entrado em contato com o vírus recentemente, pelo sexo sem camisinha.

O CTA funciona na Rua Jorge Ferreira, 60, Centro e atende das 9 às 16 horas. Mais informações pelo telefone (13) 3317-4296.