Oficina de literatura homenageia Cora Coralina em Bertioga nesta sexta-feira (19); saiba como participar

18 de abril de 2024

No centro de convivência para idosos Viva Bem, localizado no centro de Bertioga, está acontecendo neste mês de abril a oficina de literatura todas as sextas-feiras, graças ao projeto inspirador liderado pela professora Dayse Camargo e a equipe do Cineclube, aberto ao publico e gratuito. A oficina se encerra nesta sexta-feira (19), com o Chá de Poesia, a partir das 15 horas.

Neste mês, a oficina conta com a poetisa Cora Coralina, com exibição de vídeos e de seus livros, leitura das poesias, apresentação do coral Cant'art composto por pessoas da terceira idade e reflexões acerca dos temas por ela desenvolvidos.

Dayse compartilhou conosco a motivação por trás da ação. "Começamos a oficina de literatura da Cora Coralina neste mês de abril, toda sexta-feira, como uma extensão das atividades que já realizamos no Quintal Cultural. Decidimos trazer essa homenagem à Cora Coralina para o Viva Bem, pois acreditamos que podemos passar esse conhecimento para quem está na terceira idade", explicou.

A oficina já está surtindo efeitos positivos. No primeiro dia, 15 pessoas se reuniram, muitas delas desconhecendo a vida e obra da poetisa. No entanto, após assistirem aos vídeos que mostravam a superação de Cora Coralina, o interesse e a inspiração aumentaram. Durante as sessões, as poesias da escritora são declamadas pelos participantes, em um exercício que resgata a valorização do cotidiano e da cultura brasileira.

A interação entre os participantes é intensa. Maria Bernadete de Oliveira compartilha sua experiência. "Achei muito interessante, eu não conhecia. Conhecimento nunca é demais, e a palestra foi muito boa. Foi muito impactante conhecer a história de Cora Coralina, desde a culinária até o trabalho dela e sua luta”, e compartilha que tem sido muito ativa nas atividades, e que irá participar do coral no próximo encontro.

Além das sessões de declamação de poesias, exposições e exibição de filmes, está planejado um emocionante "Chá de Poesia" para encerrar o projeto, onde os participantes trarão doces que remetam a memórias afetivas, compartilhando histórias e vivências enquanto desfrutam de um momento cultural e gastronômico.

A educadora social Leydi Oliveira destaca a importância desse projeto para o público idoso. "A dona Dayse veio plantar a semente da cultura, e como trabalhamos com público idoso, começamos essa oficina por aqui. Essa interação é super interessante para o idoso, poder dialogar, discutir suas próprias ideias e conhecer mais sobre a própria cultura e literatura."

Vida de Cora Coralina

Além disso, Dayse explica o motivo de terem escolhido Coralina para a oficina. "Ela é um exemplo de pessoa. Ela deixou um legado maravilhoso e influenciou muita gente. Ela começou a escrever com 15 anos sobre coisas simples do cotidiano, participou de saraus em Goiás Velho. Ela foi uma das primeiras ambientalistas e ativistas sociais do Brasil, além de empreendedora. Ela era uma filha caçula em uma época conservadora, mas isso não a impediu de seguir seus sonhos".

A poesia de Cora Coralina é marcada pela simplicidade e profundidade, e celebra a vida no interior, as tradições populares e a conexão com a natureza. Tornou-se uma das vozes mais importantes da literatura brasileira do século XX, conquistando reconhecimento nacional e internacional.

Além de poetisa, Cora Coralina foi uma mulher à frente de seu tempo, desafiando os padrões sociais e dedicando-se à literatura e à defesa de causas sociais, como a preservação do meio ambiente e a valorização da cultura popular.

À medida que o projeto cultural avança através do Projeto Quintal Cultural, o legado de Cora Coralina continua vivo, inspirando não apenas os participantes, mas também todos nós a valorizar a cultura brasileira e encontrar beleza e inspiração nas coisas simples da vida.

Serviço
O evento é gratuito e aberto ao público no dia 19 de abril para participar do último encontro dessa oficina de Cora Coralina.
Fica localizado na Avenida Anchieta, 392, Centro, a partir das 15 horas da tarde no espaço multimídia do Vida Bem.