Onda BGF vai reunir mais de 400 pessoas no sábado (16), na Praia da Enseada

13 de abril de 2016

Onda BGF vai reunir mais de 400 pessoas no sábado (16), na Praia da Enseada

Promover o banho de mar e o esporte adaptado para as pessoas com deficiência. Esse é o objetivo da 11ª edição do Onda BGF Praia Acessível, que acontece neste sábado (16), às 9 horas, na Praia da Enseada, próximo ao Forte São João (Centro). São esperados para o evento mais de 450 pessoas, entre deficientes e voluntários.

A novidade desta edição é a participação de um grupo que utiliza muletas, os chamados muletantes, de Mogi das Cruzes, que vai jogar uma animadíssima partida de futebol e disputar uma corrida. Além disso, está confirmada a participação de um grupo de 30 escoteiros adolescentes, entre 12 e 16 anos, que estará auxiliando os 200 voluntários, para atender participantes das cidades de Mogi das Cruzes, Mairiporã, São Paulo e Região do Grande ABC.

Para a realização do evento, a Prefeitura vai disponibilizar, por meio da Diretoria de Acessibilidade e Inclusão (DAI), tendas e equipamentos para a realização de esportes adaptados na areia. Além disso, o público vai contar com cadeiras anfíbias do Programa Praia Acessível, realizado em Bertioga em parceria com o Governo do Estado. Desde que foi lançado, em 2010, o Praia Acessível já atendeu mais de sete mil pessoas no Município.

Os participantes também poderão desfrutar de dois catamarãs de caiaques duplos, caiaque duplo para surf adaptado e diversas pranchas de surf adaptadas para pessoas com deficiência. O palestrante motivacional, que é deficiente, Marcos Rossi, vai animar o evento, com um show que promete contagiar os participantes.

A atividade é organizada pelo bicampeão sul-americano de kaiaksurf, Bruno Guazelli Filho e conta com o apoio da Prefeitura do Município, por meio da DAI, vinculada à Secretaria de Segurança e Cidadania, onde Guazelli exerce o cargo de chefe de seção.

As adaptações nos caiaques duplos, criadas pelo designer e idealizador do evento, são feitas com materiais flexíveis, proporcionando conforto e segurança. Mais informações sobre ações inclusivas, em Bertioga, podem ser obtidas pelo telefone 3317-4257.