Operação Verão do Meio Ambiente começa com 450 abordagens

14 de janeiro de 2016

Operação Verão do Meio Ambiente começa com 450 abordagens

Com o objetivo de orientar frequentadores das praias de Itaguaré e Guaratuba sobre a importância da preservação ambiental, a Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Meio Ambiente está realizando mais uma edição da Operação Verão, que iniciou no último final de semana (09 e 10), com mais de 450 abordagens, entre verificações de abusos referentes a som alto, abandono de lixo e permanência de animais domésticos na faixa de areia e em trilhas.

Os bairros Sitio São João, Rio da Praia (localidade conhecida como Mangue Seco), Vista Linda, Morada da Praia e Boracéia também receberam uma atenção especial por parte das instituições envolvidas.

A operação, que vem sendo coordenada pela Diretoria de Operações Ambientais (DOA), em parceria, com a Fundação Florestal (FF) e Polícia Militar Ambiental, conta com a participação de voluntários e outras instituições, e visa coibir os abusos, que vem ocorrendo dentro das áreas de preservação do Parque Estadual Restinga de Bertioga (PERB), Parque Estadual da Serra do Mar (PESM), praias e zonas costeiras.

Foram abordados, aproximadamente 20 animais domésticos, acompanhados por seus donos, circulando na faixa de areia, na Praia de Itaguaré, e em trilhas.  Um fato chamou a atenção das equipes envolvidas na fiscalização, um homem entrou com um veículo na praia carregando 11 cachorros e pretendia passear com os animais na faixa de areia.

Também na Praia de Itaguaré, alguns turistas foram orientados a apagar 35 churrasqueiras, que estavam montadas próximo à mata, com o risco de incêndio na área  de preservação, denominada  Jundu.

A fiscalização também surpreendeu quatro grupos, que estavam entrando na trilha em direção a Cachoeira do Itapanhaú, que está fechada pelo Ministério Público (MP).  A recomendação foi para, que eles entrassem em contato com a Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura e Fundação Florestal para receber orientação sobre trilhas regularizadas.

A operação também está abordando e orientando sobre o uso inadequado de embarcações, como motos aquáticas e barcos, nas praias do Município. A ação ocorrerá até o final deste mês, sempre aos sábados e domingos.