Orlandini assume a presidência do Condesb pela segunda vez

24 de março de 2016

Orlandini assume a presidência do Condesb pela segunda vez

O prefeito de Bertioga, Mauro Orlandini foi eleito o novo presidente do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb). A eleição aconteceu na manhã de terça-feira (22), na sede da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem).  O vice-presidente, representando o Estado é o arquiteto Luiz Carlos Rachid, ex-prefeito de Bertioga, no mandato 1997/2000. A escolha do presidente foi feita pelo Conselho da Agem. O mandato começou na terça-feira e irá até o dia 21 de março de 2017.

Esta é a segunda vez que Orlandini preside o Condesb. A primeira foi no mandato 2010/2011. Eleito por aclamação, o prefeito de Bertioga, que substitui o cargo até então ocupado pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa, de Santos, assume o Conselho com a missão de promover a união entre os prefeitos, em torno das questões que envolvem os nove municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista.

Com mais uma missão importante a cumprir, um dos primeiros desafios de Orlandini será definir investimentos diante da redução de recursos para a região. Para 2016, Governo do Estado e prefeituras diminuirão os depósitos ao Fundo de Desenvolvimento Metropolitano da Baixada Santista (Fundo). Com isso, as nove cidades reunidas repassarão R$ 1 milhão, mesma quantia repassada pelo Estado.

A composição de todos os depósitos para este ano equivale a uma queda de 80% no aporte de recursos, em comparação ao ano de 2015. Vale ressaltar que, o Fundo é o órgão financiador de projetos aprovados no Condesb.

Orlandini tem importante papel na política da região e do Estado. Em janeiro deste ano, ele assumiu a presidência da Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp). A eleição da nova diretoria, que foi por aclamação, aconteceu na Assembleia Legislativa – Auditório Paulo Kobayashi, em São Paulo, com a presença de representantes das 70 estâncias associadas à entidade. Esta é a primeira vez que Bertioga assume a presidência da Aprecesp.

Com mandato de um ano, Orlandini, que até então era o atual vice-presidente da entidade, substitui André Bozola, prefeito da Estância Hidromineral de Socorro. A nova Diretoria Executiva da Aprecesp é composta, além de Bertioga, por Holambra, Morungaba, Ilhabela, Itanhaém e Socorro. Já o Conselho Fiscal é representado por Paranapanema, Atibaia, Avaré, Ilha Solteira, Joanópolis, Olímpia.

Logo após assumir a presidência, em fevereiro Orlandini esteve com a nova diretoria da Aprecesp reunido com o governador Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes, na Capital. Um dos objetivos do encontro foi apresentar ao governador a nova diretoria da entidade e discutir sobre as verbas do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade), dos anos de 2015 e 2016; a contratação de um estudo do histórico dos repasses de verbas do Dade e suas pendências; e a proposta de simplificação para a liberação das verbas do Dade, aos municípios.

Na oportunidade, o prefeito de Bertioga informou ao governador que a entidade está contratando um estudo de todo o histórico de repasses de verbas do Dade, e suas pendências, com a finalidade de elaborar um relatório com todas as informações, de forma a auxiliar na tomada de decisão por parte das prefeituras e do Dade, colaborando também com o governo do Estado, quanto à liberação de recursos.

Para o presidente da Aprecesp é necessário haver uma simplificação na forma de autorização nos repasses do Dade, desburocratizando, tornando os procedimentos mais simples, mantendo os projetos e repasses à análise do Conselho de Orientação e Controle (COC), que tem a função de planejar a distribuição dos recursos.

Além da Aprecesp e do Condesb, Orlandini também acumula outra função importante como 3º vice-presidente da Associação Paulista dos Municípios (APM). Em sua trajetória política, ele que já está em seu terceiro mandato como prefeito de Bertioga, até o final de 2015 foi membro da diretoria do COC e presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas da Baixada Santista (CBH-BS).