Orquestra “Cordas da Cultura” representa Bertioga na IV Mostra SESI-SP de Música Erudita

15 de agosto de 2018

Orquestra “Cordas da Cultura” representa Bertioga na IV Mostra SESI-SP de Música Erudita

Um misto de orgulho e responsabilidade resume o sentimento dos membros da Orquestra "Cordas da Cultura", que participam da IV Mostra SESI-SP de Música Erudita. O convite partiu do renomado maestro João Carlos Martins, um dos mais importantes do mundo. A apresentação do grupo bertioguense acontecerá no próximo dia 24, às 19h30, no SESI de Santos (Av. Nossa Senhora de Fátima, 366, Jardim Santa Maria). A entrada é gratuita.


Sob a regência do maestro e idealizador, Brayan Aleksander Bunevich, o projeto, realizado com apoio da Prefeitura de Bertioga, é formado por 14 músicos: Allan Pereira (Violonista), Alysson Kayky (Violonista), Edgar Morales (Violoncelista), Edianez Richlowsky (Flautista), Karen Heredia (Violinista), Nathalia Mazza (Violonista), Raynne Alves (Violinista), Sabrina Batista (Violonista), Kauan Pires (Baixista), Naomy Fernanda (Flautista e Vocalista), Adrian Bokermann (Violinista), Ester Mafra (Flautista), Celso Pontes (Baterista) e Erick Alves (Violonista).


A orquestra será responsável pela abertura do show do Olam Ein Sof, duo formado por Marcelo Miranda e Fernanda Ferretti. Os músicos interpretam composições da realeza, trovadores e autores anônimos, que remetem à época medieval. O espetáculo faz parte da série temática "A música pelo mundo", que exibe a importância dos diferentes países na formação musical e instrumental de seus compositores.
Para essa apresentação, o "Cordas da Cultura" preparou um repertório exclusivamente com temas de jogos eletrônicos. Entre as composições, trilhas sonoras de games clássicos como Tetris, World of Warcraft, The Last of Us, Shadow of the Colossus e Undertale.


Referência no calendário musical paulista, a IV Mostra de Música Erudita acontecerá de 22 a 29 deste mês, em 16 unidades do SESI do estado de São Paulo. As apresentações, gratuitas, terão característica especial: aulas-concerto para revelar detalhes interessantes, circunstâncias curiosas como o processo de composição, estilo, período histórico, instrumentação e outros assuntos ligados ao rico cenário da música erudita. Uma oportunidade única de aproximar o público do trabalho artístico.


Para a realização dos concertos de abertura, o SESI incluiu os grupos integrantes do projeto Orquestrando São Paulo, iniciativa que promove a criação de orquestras e a democratização da música erudita, do qual a Orquestra "Cordas da Cultura" faz parte desde maio deste ano, também a convite do maestro João Carlos Martins.


Segundo Bunevich, o reconhecimento por parte de um dos maiores nomes da música erudita do país é gratificante. "É uma honra participar de um projeto tão incrível como o Orquestrando São Paulo. Ter seu trabalho reconhecido e receber convite do ilustre maestro João Carlos Martins não tem preço. O Cordas da Cultura agradece imensamente a oportunidade", ressaltou.


O secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Ney Carlos da Rocha ressalta que “é motivo de orgulho para Bertioga ver seus jovens talentos artísticos serem reconhecidos por um gênio musical como o maestro João Carlos”.


Cordas da Cultura - O projeto, realizado com apoio da Prefeitura de Bertioga por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, visa disseminar a música clássica para os jovens. Para isso, utiliza repertório composto por trilhas sonoras de jogos, filmes e séries do universo adolescente, arranjadas para o contexto erudito. "Cordas da Cultura" tem como principal diferencial incrementar violões, baixolão e flautas (como contralto, tin whistle e low whistle) junto aos instrumentos básicos de uma orquestra.


Serviço:
Orquestra "Cordas da Cultura"

Dia: 24/08
Horário: 19h30
Local: SESI de Santos ( Av. Nossa Senhora de Fátima, 366, Jardim Santa Maria)
Ingressos: A entrada é gratuita. Os ingressos estão disponíveis para reserva no site, por meio do sistema Meu SESI (http://www.sesisp.org.br/meu-sesi) ou podem ser retirados de graça no local, com uma hora de antecedência do espetáculo. Os ingressos são limitados.