Ouvidoria de Bertioga faz balanço de atendimentos do primeiro trimestre de 2021

1 de junho de 2021

Ouvidoria de Bertioga faz balanço de atendimentos do primeiro trimestre de 2021

A Ouvidoria Municipal divulgou, nesta terça-feira (01), o balanço de atendimentos realizados pela unidade no primeiro trimestre de 2021, por meio dos canais oficiais. Ao todo, foram registrados 111 atendimentos no período. Todas as manifestações são atendidas e encaminhadas formalmente aos setores responsáveis.

Dentre as manifestações recebidas, estão: as denúncias, que representam o maior número dos registros, somando um total de 49 demandas. A maior parte se refere a obras irregulares, transporte clandestino, comércios sem o devido alvará de funcionamento ou em desacordo com o decreto da fase vermelha de combate ao coronavírus.

Em seguida, totalizando 40 demandas, estão as Reclamações dos serviços de manutenção de ruas, coleta de lixo e transporte público.

Já as Solicitações, somaram 18 demandas no período. Entre os assuntos mais solicitados estão: melhoria no atendimento de alguns setores públicos, limpeza de terreno, retirada de entulhos e colocação de placas. Por fim, foram registrados três elogios e uma sugestão.

As manifestações da Ouvidoria são recebidas, em sua maioria, por e-mail (53 recebimentos) e por telefone (40 contatos), contudo, também ocorreram 12 atendimentos presenciais, três via WhatsApp e três por outros meios.

O canal de Ouvidoria respondeu, no primeiro trimestre desse ano, 48% de suas demandas. As manifestações foram respondidas em um prazo médio de 10 dias, entretanto, esse período pode variar de acordo com cada situação.

A Ouvidoria da Prefeitura de Bertioga é um espaço de participação social aberto aos munícipes. Atuando junto à Secretaria de Governo, o setor é uma ferramenta de comunicação direta entre a sociedade e Administração Municipal, recebendo denúncias, solicitações, reclamações, críticas, pedidos de informações, sugestões e elogios.

Para o ouvidor, Mário Barone, “a ouvidoria tem como princípio básico, a conscientização do cidadão sobre o seu direito de ter acesso ao serviço público eficiente. E deve ser abarcada como instrumento a serviço da democracia, pois permite a opinião direta do cidadão, que tem a oportunidade de se manifestar sobre a qualidade dos serviços públicos prestados” afirma.

BALANÇO DE 2020

Em 2020, foram registrados 305 atendimentos. Destes, 63% já foram respondidos pelas Secretarias responsáveis.

Dentre as manifestações, o canal recebeu: 2 sugestões, 3 elogios, 36 solicitações, 120 reclamações e 129 denúncias.

Serviço

A Ouvidoria Municipal atende em uma sala na Secretaria de Governo, no Paço Municipal (Rua Luiz Pereira de Campos, 901 – Centro) ou pelo telefone 3319-8014. Demandas também podem ser encaminhadas via e-mail: ouvidoria@bertioga.sp.gov.br e WhatsApp (13) 99691-4777.