Ouvidoria é o novo canal de comunicação entre Prefeitura e população

3 de setembro de 2015

Ouvidoria é o novo canal de comunicação entre Prefeitura e população

Um canal de comunicação entre a população e a municipalidade. Esta é a função da Ouvidoria da Prefeitura de Bertioga, que já está em funcionamento com o objetivo de assegurar, de modo permanente e eficaz, a preservação dos princípios de legalidade, moralidade e eficiência dos atos dos agentes da Administração Municipal.

O novo canal serve não só como um órgão de defesa da população, mas também como uma espécie de termômetro, onde a Administração poderá avaliar como está funcionando a gestão municipal. Funcionando provisoriamente na Secretaria de Gestão e Governo, a Ouvidoria recebe denúncias, reclamações e representações que violem os direitos individuais ou coletivos.

Implantada por meio da Lei nº 1.168, o órgão também recebe sugestões de aprimoramento, criticas, elogios e pedidos de informação sobre as atividades da Administração. De acordo com o Ouvidor Municipal, Raul Lobo, entre os pedidos, que já foram encaminhados, estão solicitações de trocas de lâmpadas, reclamações de som alto, limpeza de valas e instalação de iluminação em logradouros públicos.

O ouvidor também lembra que a lei foi sancionada e promulgada no dia 20 de agosto deste ano (Boletim Oficial nº 679), faltando apenas à regulamentação por decreto de alguns itens, como por exemplo, o prazo de atendimento realizado pela unidade administrativa, ou seja, o tempo de resposta ao cidadão. “A Ouvidoria está em processo de instalação. Visando dar mais qualidade nos atendimentos, em breve, vamos operacionalizar o sistema”, completa o ouvidor.

Com o novo sistema será possível colher os dados do reclamante, como endereço, nome e bairro. A implantação vai garantir à administração pública subsídios para melhorar os serviços prestados, pois também haverá a possibilidade de gerar gráficos e avaliar onde estão as maiores demandas.

Serviço
A Ouvidoria mantem sigilo sobre denúncias e reclamações. Dúvidas, críticas, elogios ou sugestões podem ser encaminhadas a administração, pelo email: ouvidoria@bertioga.sp.gov.br ou pelo telefone 3319-8123. A população também pode comparecer pessoalmente a sala da Ouvidoria que está localizada, na Secretaria de Governo, no Paço Municipal, à Rua Luiz Pereira de Campos – 901- Centro.