Ouvidoria Municipal faz balanço das atividades de 2015

11 de fevereiro de 2016

Ouvidoria Municipal faz balanço das atividades de 2015

A Ouvidoria da Prefeitura de Bertioga apresentou os números referentes às solicitações e reclamações de munícipes, referentes ao ano de 2015, quando o órgão passou a funcionar efetivamente no Município. Desde março, foram mais de 110 demandas e a maioria delas refere-se à limpeza e manutenção de ruas, encaminhadas à Secretaria de Serviços Urbanos para as providências. Só no primeiro semestre foram computadas 17 demandas.

As demais registradas pelo órgão se referem a taxas urbanas, como IPTU, por exemplo; à segurança e trânsito e outras demandas unitárias dirigidas a diversas secretarias municipais para as providências. A ouvidoria também apresentou relatório trimestral, referente aos meses de julho, agosto e setembro, contendo 43 comunicações, sendo que 22 chegaram por email, 15 por telefone e 06 presencialmente.

Já no último trimestre do ano (outubro, novembro e dezembro), o órgão recebeu 52 comunicações: 23 por email, 23 por telefone e seis presenciais. Todas as demandas foram registradas em mensagens eletrônicas e encaminhadas para providências, às respectivas unidades administrativas.

De acordo com o Ouvidor Municipal, Raul Lobo, das 112 demandas registradas quase metade foi voltada às solicitações de limpeza de valas, manutenção de logradouros públicos e à iluminação de ruas. A maioria, segundo o Ouvidor, foi atendida. As demais se dividiram entre Saúde (10), Segurança (10), Administração e Finanças (13), Obras (08) e o restante com outros órgãos da administração pública.

O ouvidor esclarece que o compromisso de sua pasta é encaminhar as demandas aos setores competentes e cobrar resposta de forma a dar uma satisfação aos munícipes o mais rápido possível. “A Ouvidoria certamente contribui para aproximar ainda mais a comunidade junto à administração municipal, tendo como norte a melhoria da qualidade na prestação dos serviços públicos e a satisfação dos cidadãos no atendimento as suas queixas ou sugestões”, diz Raul Lobo, lembrando que as demandas estão crescendo e só neste mês de janeiro já somam 15 comunicações, a maioria relacionada ao IPTU.

A Ouvidoria Municipal atende em uma sala, na Secretaria de Governo, no Paço Municipal (Rua Luiz Pereira de Campos, 901 – Centro) ou pelo telefone 3319 -8123. Demandas também podem ser encaminhadas via email: ouvidoria@bertioga.sp.gov.br .