Parceria com o Centro Paula Souza garante cursos técnicos para Bertioga

19 de agosto de 2022

Parceria com o Centro Paula Souza garante cursos técnicos para Bertioga

A Prefeitura em parceria com o Centro Paula Souza criará classes descentralizadas para a realização de cursos técnicos, na Escola Municipal José de Oliveira, no Rio da Praia. 

 

Está prevista a abertura de 120 vagas distribuídas entre três cursos voltados para o setor de serviços. As áreas dos cursos estão sendo definidas e devem ser divulgadas em breve.

 

Para receber as classes, a unidade municipal passará por adequação das salas de aula. Os cursos técnicos terão duração de três semestres e acontecerão no período noturno. As qualificações são vinculadas a Etec Alberto Santos Dumont, do Guarujá. 

 

As classes descentralizadas são uma modalidade que funcionam em prédios escolares com um ou mais cursos gratuitos, sob a supervisão de uma Etec próxima.

 

O processo seletivo deve ser realizado até dezembro deste ano, caso a unidade de ensino já tenha finalizado os serviços de adequação. 

 

Para Rubens Mandetta, secretário de Educação do Município, os cursos possibilitam qualificação para os jovens e melhora na prestação de serviços. “Essa oferta de capacitação é importante para o jovem bertioguense, principalmente pela possibilidade de ascensão ao mercado de trabalho, além de atender a demanda de serviços na Cidade com mais eficiência”, explica. 

 

A Etec é uma opção acessível de qualificação para jovens e adultos que querem uma formação de excelência para entrar no mercado de trabalho. Os técnicos oferecidos estimulam a geração de emprego e renda em paralelo com o desenvolvimento econômico regional.

 

A administração municipal já está em processo de análise de plantas de áreas municipais para a criação de uma sede própria da Escola Técnica e também uma Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec). 

 



“Essas classes são uma medida para curto prazo. Já pensamos em expandir essa parceria com a criação de uma Etec e uma Fatec própria, garantindo ainda mais espaços de qualificação profissional para a população daqui”, declara o Prefeito Caio Matheus.