Parque dos Tupiniquins ganha novo gradil

26 de outubro de 2016

Parque dos Tupiniquins ganha novo gradil

O Parque dos Tupiniquins, no Centro – um dos principais cartões postais de Bertioga estará de cara nova até dezembro. É que os serviços de substituição de todo o gradil que cerca e protege o parque e o Forte São João, a fortaleza mais antiga do Brasil, estão em pleno andamento. A obra, que teve início em junho deste ano, está a cargo da CLM Construções Empreendimentos, que além de substituir o gradil, está recompondo a mureta de apoio e vai recuperar a base de entrada do parque e da fortaleza, com a execução de calçamento.

A Prefeitura teve a preocupação de consultar o Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan) sobre as intervenções que serão feitas no Forte São João. O Iphan não se opôs às obras. No local, a Prefeitura está investindo recursos da ordem de R$ 282.708,92. Desse total R$ 243.750,00 são provenientes de convênio com Ministério do Turismo e o restante, ou seja, pouco mais de R$ 38 mil é contrapartida da municipalidade.

O gradil de proteção existente apresentava corrosões devido ao tempo e, por isso, a necessidade de ser substituído. O prefeito Mauro Orlandini participou, efetivamente desse processo, orientando seus técnicos a utilizar no local um modelo de material resistente a ambiente de classe de agressividade marítima – o mesmo utilizado pela Dersa em seus atracadouros. Com isso, foi adquirido um gradil eletrosoldado, de aço galvanizado a fogo e pintura eletrostática.

O prazo inicial para conclusão dos serviços era de quatro meses, que expiraria neste mês de outubro. No entanto, o Município aditou o contrato com a CLM Construtora, em mais 60 dias para o término da obra, em função de consulta ao Iphan e trâmites sobre o repasse de recursos pelo Ministério do Turismo.

Outras melhorias já executadas

No final do ano passado, mais de 30 postes e 20 projetores foram instalados no Parque dos Tupiniquins, dando um novo visual noturno a uma das mais belas paisagens de Bertioga. Os monumentos e as árvores centenárias foram iluminados e o Forte São João também recebeu luminárias na parte interna e projetores na parte externa, na fachada que fica voltada para o mar, dando nova vida ao acervo que integra o local.

Os serviços tiveram o acompanhamento de técnicos da Prefeitura, por meio da Diretoria de Gestão de Energia, vinculada à Secretaria de Serviços Urbanos, que foram realizados pela empresa Tecnolamp, vencedora da licitação.

A obra, que começou em junho do ano passado, priorizou áreas de convivência e o paisagismo do Parque dos Tupiniquins, instalando 36 postes de cinco metros de altura, com luminárias de led de 80 watts cada. No entorno, junto ao gradil, foram instalados 15 projetores embutidos no chão e os monumentos também foram destacados com 13 projetores.

A parte interna o Forte São João recebeu 11 trilhos com luminárias no teto em cada ambiente, totalizando 108 lâmpadas de led, que podem ser adaptadas para cada tipo de evento, como exposições ou apresentações, garantindo maior luminosidade e menor gasto de energia.

Nesse projeto, a Prefeitura investiu pouco mais de R$ 390 mil, sendo R$ 243.750,00 provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB) e contrapartida do Município de R$ 146.918,13, custeada pela Contribuição de Iluminação Pública (CIP).

No ano passado, a Prefeitura também fez a manutenção das 10 estátuas, em fibra, que compõem o acervo do Parque dos Tupiniquins. Os monumentos, que contam um pouco da história de Bertioga, com personagens como o arcabuzeiro Hans Staden, cacique Cunhambebe e os padres Jose de Anchieta e Manoel da Nóbrega, entre outros, receberam pintura com tinta automotiva, dando aspecto de bronze.

O Parque dos Tupiniquins fica aberto todos os dias, das 9h às 17 horas e dá acesso ao Forte São João, também aberto à visitação. A entrada para os dois equipamentos turísticos é gratuita.