Parque dos Tupiniquis recebe Circuito Sesc de Artes no sábado (14)

3 de abril de 2018

Parque dos Tupiniquis recebe Circuito Sesc de Artes no sábado (14)

No sábado (14), o Parque dos Tupiniquis será palco do Circuito Sesc de Artes a partir das 16 horas. As atividades reúnem espetáculos de circo, dança, música e teatro, exibição de filmes e oficinas de literatura, artes visuais e tecnologias e artes. As atividades são gratuitas e acontecem em 120 cidades. Nessa iniciativa, o Sesc SP tem a parceria das prefeituras e dos sindicatos de comércio locais.

Confira as atrações em Bertioga:

Cinema: Monstros Animados - Cine Solar

O CINESOLAR é o primeiro cinema itinerante do Brasil que utiliza energia solar para exibir filmes. Equipado com placas solares e sistema conversor de energia, o veículo viaja por várias regiões do país para realizar sessões gratuitas de cinema. A ideia é democratizar o acesso às produções audiovisuais e promover ações sustentáveis através do projeto.

Circo/Teatro: Parlapatões – Os Mequetrefe
Quatro palhaços que, não por acaso, se chamam Dias, vivem a jornada de um longo e divertido dia. Do despertar à hora de ir dormir, revelam como a desconstrução da lógica cotidiana pode abrir espaço para outras maneiras de encarar a vida. Vivendo situações bem comuns, esses cidadãos nada comuns provocam uma série de confusões tão hilárias quanto poéticas.

Circo: A Sanfonástica Mulher Lona
É o circo em si, metaforizado por sua autonomia e liberdade potente de chegar onde quer, adentrando territórios e diluindo fronteiras. A intervenção é realizada por Lívia Mattos - circense, musicista e socióloga - apresentando seu mini-concerto ambulante, vestida de lona de circo.

Música: Unidos do Swing
Primeiro grupo a inserir o Swing Jazz no Carnaval paulistano, o Unidos do Swing foi formado em 2014 por um grupo de músicos profissionais, dançarinos de Lindy Hop e artistas circenses. Unindo as tradições do Mardi Gras de New Orleans com os carnavais brasileiros, o grupo tem sua sede no Vão Livre do Masp, organizando ensaios abertos à população e participando ativamente do cenário de arte de rua da cidade.

Artes Visuais: Monóculos Fotográficos
Muito populares décadas atrás, os monóculos traziam uma experiência intimista de rever uma memória pessoal. Nesta atividade, serão feitos monóculos na hora das pessoas presentes. Elas serão fotografadas e poderão ver o processamento do filme e montagem dos monóculos, podendo retirá-los ao final da atividade.

Tecnologias e Artes: Birutas Voadoras
Nesta oficina, o público é convidado a confeccionar biruta em ponta de vara de pesca, usando papel de seda em cores e estampas diversas. O brinquedo voa ao ser manipulado pelo participante, criando coreografias no ar, podendo correr com ela e explorar o espaço aéreo. Em interação, as birutas promovem um espetáculo espontâneo e colorido.

Literatura: Biblioteca na Praça
Projeto de incentivo à leitura que, com pequenas bibliotecas, são também banquinhos de descanso, contribui formando um espaço mais vivo, e os livros mais acessíveis.