Pavimentação do Jardim Veleiros será entregue nesta sexta-feira, 10

10 de maio de 2024

Pavimentação do Jardim Veleiros será entregue nesta sexta-feira, 10

Cenário de reconhecida importância cultural e turística em razão de estar em uma das principais entradas de Bertioga (SP) a partir da travessia de balsas com a cidade vizinha, Guarujá, além de abrigar residências, comércios, marinas e píeres de pesca, o Jardim Veleiros teve pavimentação e obras contra alagamento concluídas pela Prefeitura de Bertioga. A entrega dos serviços será sexta-feira, 10, às 18h, no cruzamento entre as ruas Luís Pereira de Campos e da Saudade.

Os trabalhos findam uma espera de décadas e aconteceram no trecho restante da Rua Luiz Pereira de Campos e nas ruas Sebastião Arantes; da Saudade; e Prof. Idalício Rangel, também contempladas com instalação de calçadas, guias, sarjetas, sinalização e iluminação.

O bairro tem características geográficas que comprometiam o escoamento natural das águas das chuvas, problema que por anos incomodou moradores e comerciantes. Por esse motivo foram construídas galerias interligadas ao Canal de Bertioga. A obra deu continuidade a uma galeria já existente e completou o sistema de drenagem da localidade.

Mobilidade

Com as intervenções motoristas pedestres conseguirão, entre outros caminhos, se deslocar da cidade vizinha e chegar até o Centro ou ao Paço Municipal de Bertioga sem precisar acessar a Avenida Anchieta (a maior e principal da cidade) ou ruas de terra como acontecia anteriormente, o que impacta diretamente em um trânsito mais organizado e seguro principalmente na temporada de verão e em feriados prolongados.

Outra novidade com a conclusão dos serviços é um novo sistema viário oriundo de um binário formado pelas ruas da Saudade, a qual a partir de agora os motoristas podem cruzar a Avenida Anchieta, em obra onde a via substitui uma antiga ponte para pedestres, e a Rua Jorge Ferreira, que há pouco mais de um mês conta com mão única de direção para quem parte da Avenida Tomé de Souza (a da praia) em direção à Luiz Pereira de Campos

Investimento

O investimento em pavimentação e drenagem no Jardim Veleiros foi na ordem de R$ 1.763.617,60 por meio de convênio com o Fundo Estadual de Recursos Hídricos – Fehidro. A empresa executora foi a TMK Engenharia.