
20 de fevereiro de 2025
Pedágio educativo de combate à dengue acontece em Bertioga na próxima semana
Reforçando o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, na próxima quarta-feira (26), a prefeitura de Bertioga realizará um pedágio educativo. A ação acontecerá a partir das 13h em frente à Praça dos Emancipadores, entre as avenidas Anchieta e 19 de Maio.
A mobilização tem o objetivo de sensibilizar as pessoas para promover a eliminação de criadouros do mosquito dentro de suas casas e quintais. Entre os principais cuidados estão verificar se caixas d’água e lixeiras estão bem tampadas, remover pratos sob vasos de plantas, limpar calhas, bandejas de ar-condicionado e a bandeja externa da geladeira, tratar a água da piscina, lavar e trocar diariamente a água dos recipientes de animais de estimação e evitar o acúmulo de lixo e recipientes que possam reter água. Essas ações devem ser realizadas pelos moradores ao menos uma vez por semana.
A prefeitura ainda atua regularmente com os agentes de combate às endemias com visitas e orientações à população, além de identificar focos de proliferação do mosquito. O trabalho também é desenvolvido com ações de visitas aos imóveis ao redor das residências dos doentes, identificando possíveis focos e conscientizando a população, sendo fundamental que os moradores recebam os agentes e sigam as orientações de prevenção e de eliminação de criadouros.
Força-tarefa
A Prefeitura intensificou, neste mês de fevereiro, as ações de combate ao Aedes aegypti com uma força-tarefa até o fim de março. Ao longo da ação, as equipes de Agentes de Combate às Endemias (ACEs) estão realizando bloqueios e ações de eliminação de focos, além de visitas casa a casa, nebulização costal e aplicação de larvicida por meio de drone agrícola.
Para reforçar as medidas, a prefeitura conta com o serviço gratuito de Cata-Treco, que retira materiais inservíveis de residências e comércios, como móveis e eletrodomésticos, que podem servir de criadouros para o mosquito. Os munícipes devem deixar esses itens fora de suas casas, de forma organizada, para a retirada.