Praia Acessível atende em seis pontos durante o Carnaval

12 de fevereiro de 2015

Praia Acessível atende em seis pontos durante o Carnaval

O turismo de acessibilidade já se consolidou em Bertioga e no Carnaval não vai ser diferente. A expectativa da Prefeitura de Bertioga é de que cerca de 300 pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida utilizem o programa Praia Acessível, para tomar banho de mar, durante os cinco dias de folia.

No Município, o programa do Governo do Estado é desenvolvido pela Secretaria de Segurança e Cidadania, por meio da Diretoria de Acessibilidade e Inclusão (DAI), que disponibiliza 25 cadeiras anfíbias em seis pontos da Cidade. O equipamento tem pneus desenvolvidos para flutuar na água e não afundar na areia. Seu uso é destinado às pessoas com mobilidade reduzida, temporária ou permanente.

O Praia Acessível estará disponível durante os cinco dias de Carnaval em seis pontos da Cidade, com apoio de parceiros. São três pontos no Centro, um no Indaiá, um na Riviera e um em Boracéia. Para utilizar as cadeiras em alguns pontos são disponibilizados facilitadores. As cadeiras também podem ser cedidas, mediante responsabilização do usuário.

No Centro, os pontos de atendimento ficam na Praia da Enseada, em frente à Secretaria de Segurança e Cidadania (Avenida Thomé de Souza, 1.911) e o telefone é 3317-4259; e em frente à unidade do Sesc (Avenida Thomé de Souza, 3.228) e o telefone é 3319-7000; e na Casa da Cultura (Avenida Thomé de Souza, 130), em parceria com a Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura. O telefone é 3319-9150.

No Indaiá, o serviço fica disponível no Cantão do Indaiá, em frente à sede da DAI (Rua Caminho do Capão, 92 – ao lado do Senai). O telefone é 3317-4257. Na Riviera, o atendimento é feito pela Associação dos Amigos da Riviera de São Lourenço e fica disponível na praia da Riviera, na altura da Avenida Principal. O telefone é 3319-5005.

Em Boracéia, a Oscip Boracéia Viva e a Associação dos Amigos do Morada da Praia são as entidades parceiras para a realização do Programa Praia Acessível. O telefone é 3312-1252. O horário de funcionamento do programa é das 10 às 15 horas.

Em eventos, os interessados em utilizar as cadeiras anfíbias podem solicitar por meio da Diretoria de Acessibilidade e Inclusão, pelo telefone 3317-4257. Também são disponibilizados facilitadores para utilizar os equipamentos, bastando o interessado preencher um documento de responsabilização.