Prefeito assina ordem de serviço para obras de ampliação do Hospital Bertioga

27 de outubro de 2015

Prefeito assina ordem de serviço para obras de ampliação do Hospital Bertioga

O Hospital Bertioga começa a ser ampliado a partir de 1º de dezembro. Os serviços de preparação para instalação do canteiro de obras no local têm início no próximo dia 03. Na tarde de segunda-feira (26), o prefeito de Bertioga assinou a ordem de serviço para a execução da obra, que representa um avanço no serviço de saúde hospitalar do Município. São R$ 8,5 milhões de investimentos, que garantirá à população mais 62 leitos  em clínica médica e cirúrgica, cinco novos centros cirúrgicos de pequeno e médio porte e uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com 10 leitos.

A obra será executada em uma área no próprio hospital, onde atualmente funciona a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e o antigo prédio que abrigava a Câmara Municipal, na Praça Vicente Molinari (Centro).  Os serviços estão a cargo da Global Engenharia e o prazo para conclusão da obra está previsto para 24 meses.

Comemorando mais essa conquista, o prefeito ressalta que a ampliação do hospital se  traduz em um importante investimento na saúde. "Vamos, com isso, melhorar ainda mais a qualidade de atendimento, que  é o pilar da nossa Administração. Além disso, estamos investindo em novos equipamentos, a exemplo do que já estamos fazendo, com a reforma e ampliação das nossas UBSs, a construção da UPA Vista Linda, que está prestes a ser inaugurada, visando sempre com esses investimentos melhorar a qualidade de atendimento e serviços prestados no setor de saúde pública,  destinados a nossa população”.

O novo prédio terá 2.850m² e abrigará 31 leitos femininos e 31 masculinos de clínica médica e cirúrgica, 18 para ginecologia e obstetrícia, 12 para pediatria e 10 para hospital dia, ou seja, destinados a cirurgias de pequeno porte em que o paciente não precisa ficar internado, recebendo alta no mesmo dia da intervenção cirúrgica;  e  10 leitos de UTI. Com isso, a capacidade total da unidade hospitalar ficará em 100 leitos.

Com a ampliação, o Hospital Bertioga também ganhará um amplo Centro Cirúrgico com cinco salas para atender a vários níveis de cirurgias, de pequeno, médio e grande porte. O atual Centro Cirúrgico da unidade funcionará apenas como Centro Obstétrico e deverá no futuro ser adaptado, de acordo com as novas diretrizes da Rede Cegonha.

Para a obra, foi firmado convênio com a Secretaria de Estado da Saúde para liberação de recursos da ordem de R$ 8 milhões, com contrapartida da municipalidade de R$ 500 mil, totalizando R$ 8,5 milhões de investimentos. O valor inicial da contrapartida da municipalidade era R$1,018 milhão, com o desconto proporcionado pela Global, foi reduzido para R$ 500 mil.

De acordo com o secretário de Saúde do Município, no início das tratativas para ampliação da unidade, o Município contava apenas com R$ 5 milhões. Porém, o prefeito de Bertioga procurou de maneira enfática a colaboração e sensibilização do Governo do Estado e conseguiu  o aumento dos recursos. “O fato de Bertioga investir mais de 30% na Saúde, foi um dos fatores fundamentais para que o Estado desse esse incentivo para a obra de ampliação, além do bom relacionamento do prefeito com  o governador Geraldo Alckmin”, comenta o secretário.

A obra de ampliação está prevista para começar dia 1º de dezembro, mas os serviços de preparação do canteiro de obras já começam na próxima terça-feira (03), segundo informou o representante da Global Engenharia, Renato Vilela, além  das providências para a mudança da UPA, que atualmente funciona anexa ao hospital e que, até o início de dezembro, será transferida para a unidade de Vista Linda. Segundo Vilela, a obra de ampliação vai gerar cerca de 180 empregos diretos, com mão de obra da Cidade.

A cerimônia de assinatura da ordem de serviço contou com a presença de secretários e demais assessores municipais, com o representante da Global Engenharia, Renato Vilela e com os  vereadores Bete Consolo, Alecrim, Toninho Rodrigues, Capellini, Alemão e Márcia Lia.