Prefeitura adota novo sistema de manutenção predial

2 de julho de 2014

Prefeitura adota novo sistema de manutenção predial

Um novo critério para a manutenção predial de prédios municipais está sendo adotada pela Prefeitura de Bertioga com o objetivo de agilizar os procedimentos para realização de serviços de manutenção preventiva e corretiva, que melhoram a qualidade da construção e proporcionam maior bem estar para as pessoas que utilizam os equipamentos públicos.

A Prefeitura de Bertioga, por meio das secretarias de Administração e Finanças e de Educação, está contratando uma empresa para terceirizar o serviço de manutenção predial. O contrato garante a disponibilização de sete equipes, compostas por nove profissionais, sendo um pedreiro, um eletricista, um encanador, cinco auxiliares de serviços gerais e um motorista. Um engenheiro será o responsável pelo acompanhamento dos serviços das equipes.

Ainda está estabelecido no contrato que a empresa deverá disponibilizar um veículo e uma carreta, além de todas as ferramentas para realização do trabalho. O material a ser utilizado será providenciado pela municipalidade. A previsão é de que em 30 dias o trabalho seja iniciado.

Educação

A Secretaria de Educação contará com três equipes de manutenção disponibilizadas por meio do contrato firmado. A medida foi estabelecida pela Prefeitura de Bertioga devido à grande demanda por serviços de manutenção nas escolas. Como se trata somente serviços de manutenção, as atividades não serão prejudicadas.

De acordo com o secretário de Educação, as equipes atenderão exclusivamente às escolas. “O objetivo é facilitar a realização dos serviços que atualmente são solicitados pelos diretores ao setor de manutenção da Prefeitura, o que demanda maior tempo de espera”, comentou Carvalho. Ele ainda reforçou que por se tratar de um serviço terceirizado, os trabalhos podem ser realizados durante feriados ou fins de semana, caso necessário.

Há cerca de dois meses, a Secretaria de Educação solicitou um levantamento minucioso de todos os serviços de manutenção necessários em cada uma das 26 unidades educacionais do Município. Segundo o secretário, todas as solicitações serão atendidas mediante um cronograma de serviços da parte elétrica, hidráulica, de alvenaria e de pintura. Também será criada uma rotina de manutenção nessas áreas. “Periodicamente as equipes percorrerão as escolas, utilizando uma listagem para verificação prévia”, explicou o secretário, reforçando que não serão realizados trabalhos estruturais ou de ampliação de unidades escolares.

A Secretaria de Educação também estabeleceu setores prioritários para a manutenção predial como telhados, Sistema de Proteção de Descargas Atmosféricas (para-raios), Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros e sistema de água e de esgoto. “Vamos incluir a vistoria desses itens na rotina dos serviços de manutenção”, informou o secretario.