Prefeitura amplia atividades de arte, esporte e música em ambiente escolar

11 de julho de 2014

Prefeitura amplia atividades de arte, esporte e música em ambiente escolar

A Prefeitura de Bertioga está expandindo a realização de atividades essenciais para o desenvolvimento educacional dos alunos da rede pública de ensino. Para isso, foi realizado novo concurso de projeto, cuja entidade vencedora foi a Associação Civil Cidadania Brasil (ACCB), que já desenvolve alguns trabalhos no Município.

O edital para apresentação das atividades foi elaborado pela Secretaria de Educação e contou com aprovação do Conselho Municipal de Educação. São cinco novas atividades que serão realizadas no turno ou no contra turno escolar que vão possibilitar o desenvolvimento intelectual e cognitivo das crianças.

O primeiro deles é a Informática Educacional que tem por objetivo promover a inclusão digital dos alunos do ensino fundamental nos laboratórios de informática das unidades educacionais. Já o projeto Educação para Arte, Música e Esporte vai contar com atividades artísticas que serão desenvolvidas no turno e contra turno escolar, por meio de ações que atendam as políticas educacionais em oficinas nas próprias escolas.

O ensino da música nas escolas será expandido, incluindo também os alunos do primeiro e segundo anos do ensino fundamental. Atualmente, o projeto é oferecido somente para alunos do Infantil I ao V. No esporte, o objetivo é o desenvolvimento e a transformação dos alunos por meio do esporte educacional em atividades de contra turno escolar.

Educação Especial

A Secretaria de Educação vai reforçar o atendimento da educação inclusiva, com a reabilitação de alunos portadores de necessidades especiais nas unidades escolares e no Centro de Educação Especializado.

O objetivo também é identificar alunos especiais com altas habilidades e superdotação, dando o suporte para o desenvolvimento de talentos, como na informática, música, artes, entre outros.

Educação para o Trânsito/Ciclismo e Caminhos do Saber

Visando desenvolver um comportamento seguro para pedestres e condutores e contribuir para a formação de cidadãos mais responsáveis, a Secretaria de Educação incluiu no contrato o projeto Educação para o Trânsito/Ciclismo. O objetivo é incentivar a utilização correta de ciclovias e demais vias da Cidade no acesso à escola. Outra novidade é o bike bus, no qual um monitor, de bicicleta, passa na casa de cada aluno, fazendo um comboio até a escola e no caminho de volta para casa.

Já o projeto Caminhos do Saber disponibiliza motoristas e monitores para conduzir os alunos nos veículos da Prefeitura em diversas atividades em ambientes fora da escola, como cinema, parques, feiras e outras atividades realizadas pelo Município ou em outras cidades.

O secretário de Educação explica que o novo termo de parceria é o resultado de um estudo solicitado à Secretaria pelo prefeito de Bertioga visando reforçar as atividades de artes, esporte e música em ambiente escolar. “Conseguimos incluir outros projetos que ampliam ainda mais a eficiência da educação na formação completa do indivíduo”.