Prefeitura conscientiza porta a porta sobre descarte correto do lixo

19 de janeiro de 2019

Prefeitura conscientiza porta a porta sobre descarte correto do lixo

Moradores também recebem sacos de lixo biodegradáveis e lixeiras para resíduos orgânicos

Esta semana, equipes da Secretaria de Meio Ambiente de Bertioga e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) estão visitando porta a porta as casas da área amostral do projeto “Reciclos”, no Centro da Cidade. Na abordagem com a população, os moradores são orientados quanto ao correto descarte de resíduos sólidos e orgânicos nos contêineres destinados a cada tipo de material.

OFICINA

As equipes também aproveitaram para convidar a população para uma oficina no Viveiro de Plantas, que ensinará à população técnicas de compostagem. A atividade é aberta ao público geral, no entanto, só receberão composteiras domésticas os inscritos da área amostral no projeto “Reciclos”. A atividade acontece no sábado (19), das 10 às 12 horas. O Viveiro de Plantas Seo Leo fica na Rua Manoel Gajo, 1.080, Centro, ao lado da Delegacia.

RECICLOS

Projeto piloto do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura de Bertioga, tem investimentos de cerca de R$ 9 milhões de reais e engloba toda a cadeia do resíduo sólido domiciliar, desde a mudança na forma de separação na origem.

Acontece inicialmente em uma área amostral da Cidade, abrangendo cerca de 500 residências no trecho entre as ruas Ayrton Senna, Estevão da Costa e John Wolthers e Avenida Anchieta. Nesses locais, a coleta é realizada em três frações: orgânico, rejeito e o reciclável. Foram instaladas 14 duplas de contêineres com capacidade de mil litros para coleta de resíduos, sendo os de sinalização verde para os orgânicos e os recipientes cinza para rejeitos não aproveitáveis. Já para os recicláveis, há quatro pontos de descarte, com capacidade para 2.500 litros e sinalização na cor azul.

Todos os resíduos coletados são tratados pela Cooperativa de Triagem de Sucata União de Bertioga (Coopersubert) no Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Lá, eles passam pelo sistema de triagem dos recicláveis, que conta com uma separadora mecânica (esteira rasga saco que separa os resíduos soltos) um biodigestor (trata matéria orgânica, resultando em dois produtos, um composto para áreas verdes e biogás) e um incinerador (utilizado apenas para rejeitos que não possuem destinação adequada como fraldas e papel higiênico) acoplado a laboratório móvel com sensores e medidores para analisar os gases emitidos em todo o processo. O biodigestor e o incinerador são protótipos que estão sendo utilizados com finalidade de pesquisa.