Prefeitura de Bertioga apresenta novos protocolos  de atendimento para as unidades de saúde

21 de maio de 2021

Prefeitura de Bertioga apresenta novos protocolos de atendimento para as unidades de saúde

A Secretaria de Saúde de Bertioga apresentou nesta sexta-feira (21) aos profissionais de saúde da rede municipal os novos protocolos adotados para o atendimento às gestantes que testarem positivo para a Covid-19 e pacientes que já foram infectados pelo vírus.

De acordo com a Secretaria, a implantação de um ambulatório pós-Covid-19 tem como objetivo principal promover o acolhimento dos pacientes vítimas do coronavírus que estiveram hospitalizados, realizando o monitoramento dos sintomas e possíveis sequelas.

Nesse local, os pacientes terão acesso às especialidades médicas de acordo com as possíveis consequências apresentadas pela doença nas áreas de cardiologia, neurologia, fisioterapia respiratória e motora, reumatologia e nefrologia.  Todas já oferecidas pelo Centro de Especialidades Médicas (CEME) de Bertioga.

A Administração Municipal também implantou o ambulatório para acompanhamento das gestantes confirmadas com a Covid-19, no Centro Especializado em Saúde da Mulher. Essas mulheres também serão monitoradas a cada 48 horas, com base na necessidade.

As gestantes receberão atendimento imediato nas Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família, sendo submetidas ao teste rápido Swab nasofaríngeo e teste rápido IgM/IgG, de acordo com o tempo de sintomas apresentados.

“Os novos procedimentos têm como objetivo obter um diagnóstico precoce e reduzir a mortalidade materna no Município, além de oferecer um acompanhamento mais próximo às pessoas que já enfrentaram a doença”, afirma a secretária de Saúde.

A orientação aos profissionais aconteceu no Centro Especializado em Saúde da Mulher (CESM), localizado no bairro Vista Linda, na Rua Eduardo Correa da Costa Júnior, 460, entre a Rodovia Rio-Santos e a Avenida Anchieta.