Prefeitura de Bertioga conclui pacote inédito de pavimentações no Rio da Praia

2 de junho de 2023

Prefeitura de Bertioga conclui pacote inédito de pavimentações no Rio da Praia

O asfalto e os demais benefícios provenientes das ligações de micro e macrodrenagem, sobretudo nos núcleos Ilha I e Ilha II, integram a nova realidade do bairro Rio da Praia um dos mais antigos e tradicionais de Bertioga (SP). Os serviços foram executados em 24 ruas incluindo as que antes eram de bloquetes, da rodovia Rio Santos (SP-55) até a Praia da Enseada, e contemplaram também a instalação de calçadas, iluminação e rampas de acessibilidade. As obras aconteceram ao longo de 18 meses.

O descerramento da placa aconteceu na noite de quinta-feira, 1°, em solenidade com a presença do prefeito Caio Matheus, secretário municipal de Obras e Habitação Luiz Carlos Rachid e vereadores.

Foram contempladas as ruas Affonso Reis Domingues, Reverendo Augusto Paes D’ Avila, Dr Brasílio Machado Neto, Cardeal Emile Biayenda, Marivaldo Fernandes, Profª. Francisca Martins da Cunha, Antônio Giraud, Maria Henedina da Cruz Nehme, Edméa Ladewig, Maria Eliza Costa Leite, Samuel Alves Levino, Laurides Nunes dos Santos, Pastor Djalma da Silva Coimbra, Humberto da Silva Piques, João Ramalho, Maestro Inácio Pinto de Souza, Renata Pereira Costa, Paulo Fernandes Bispo, Benedito Leite da Silva, aprovada 129, José Claudino da Silva e Francisco Pedro dos Santos; e as avenidas Vereador Ney Moura Mehme e Tomé de Souza.

Outra novidade para a mobilidade no bairro é a implantação da ciclovia, que liga da rodovia Rio Santos até a Avenida Tomé de Souza, a da praia, passando também pelas ruas Pastor Djalma da Silva Coimbra e Humberto da Silva Piques.

A reivindicação por melhorias de infraestrutura era antiga na localidade e para a execução dos trabalhos a prefeitura cumpriu uma série de exigências legais por meio do programa Regulariza Bertioga, implantado em 2017, e maior da história da cidade a atender as questões fundiárias.

Outra importante exigência e que abre a possibilidade de pavimentação em outras localidades foi no saneamento básico, como explica o secretário municipal de Obras e Habitação Luiz Carlos Rachid.

“Foi uma assinatura importante com a Sabesp e esse tema sempre foi uma prioridade para o prefeito Caio Matheus. Nós também já concluímos o saneamento básico no Jardim das Canções e no Ana Paula, que serão os próximos locais a receber a pavimentação”, complementou.

*Rio da Praia*

Formado em torno da Colônia de Férias Ruy Fonseca – Sesc Bertioga ainda nos anos 40, antes mesmo da emancipação da cidade, o Rio da Praia tem vocação natural para o turismo e abriga também uma Reserva Natural do Sesc, além de uma vez por ano sediar a tradicional Festa da Primavera. A sede do poder legislativo municipal é outro prédio importante situado no bairro.

*Pavimentação das 24 ruas*

O investimento na pavimentação das 24 ruas do Rio da Praia foi de R$ 12.038.871,71 milhões com recursos municipais, por meio do Finisa - Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento. As obras foram executadas pela TMK Engenharia S.A.