Bertioga é a primeira cidade da Baixada Santista a implantar sistema de aprovações de obras particulares de forma digital

19 de fevereiro de 2021

Bertioga é a primeira cidade da Baixada Santista a implantar sistema de aprovações de obras particulares de forma digital

Tramitação de projetos será feita totalmente on-line; inovação traz mais agilidade e sustentabilidade

A prefeitura de Bertioga, a partir do dia 1º de março deste ano, implantará o procedimento digital para aprovação de projetos de edificações e alvarás. A tramitação dos projetos será realizada através de uma plataforma digital. Os munícipes não precisarão sair de casa e nenhuma folha de papel será impressa. Serão 30 dias para adaptação e os profissionais receberão treinamento.

A tramitação dos projetos de construção, unificação, regularização, conservação, demolição e ampliação da área existente, com ou sem reforma, será realizada através de plataforma digital. De acordo com o secretário de Planejamento Urbano, para facilitar a transição, os profissionais receberão treinamento com a colaboração da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Bertioga. “O sistema é intuitivo, sendo muito simples dos usuários aprenderem, além de contar com vídeos explicativos e ajuda on-line para qualquer dúvida que possa surgir”, explica.

Segundo o secretário, a empresa responsável, a Aprova Digital, atua em mais de 23 municípios. “Agora a população de Bertioga também poderá contar com esse importante avanço, sendo a primeira cidade da Baixada Santista a instalar essa tecnologia”, diz.

De acordo com a diretora do departamento de Obras Particulares, o objetivo da novidade é modernizar e informatizar o serviço público. “A mudança gera mais agilidade para a aprovação e economia nos procedimentos administrativos e, consequentemente, valoriza os profissionais de engenharia e arquitetura, cujos projetos dependem de análise e aprovação da secretaria de Planejamento Urbano” esclarece.

Além de modernizar o serviço, a inovação também contribui na preservação do meio ambiente, pois não será necessário imprimir documentos. “O responsável técnico fará a inserção de informações a respeito do projeto e apresentará os documentos de forma digital. Autorizações do meio ambiente e taxas também serão disponibilizadas no sistema”, afirma o chefe de Fiscalização de Obras Particulares.

Mais melhorias

A secretaria de Planejamento Urbano está trabalhando em busca de melhorias e atualizações tanto na estrutura física da secretaria, como nos procedimentos. Foi realizada reforma nas instalações, criando um espaço exclusivo para atender os profissionais - a Sala do Profissional, com equipamentos de informática novos, e agora, com a aprovação de processos digitais. O secretário da pasta enfatiza que essas atualizações visam melhorar o ambiente de trabalho para os servidores e aperfeiçoar o atendimento ao cidadão.