PREFEITURA DE BERTIOGA INFORMA SOBRE AS CHUVAS (20/02 - 20 horas)

20 de fevereiro de 2023

PREFEITURA DE BERTIOGA INFORMA SOBRE AS CHUVAS (20/02 - 20 horas)

ATUALIZAÇÃO: Segunda (20/02) 20 horas

A Prefeitura de Bertioga, informa que o Governo do Estado decretou estado de calamidade pública para Bertioga e todas as demais cidades do Litoral Norte impactadas pelas chuvas. O volume de chuva nas últimas 72 horas é de mais de 690 milímetros, o maior índice pluviométrico dos últimos anos e o maior registrado entre os municípios da Baixada Santista e Litoral Norte, segundo a Defesa Civil do Estado.

No momento, há 21 pessoas desalojadas abrigadas na Quadra da Escola Municipal José de Oliveira, no Rio da Praia.

Há ainda diversos pontos de alagamentos pela Cidade. A Defesa Civil e equipes da Prefeitura seguem em alerta, trabalhando para prestar apoio às pessoas atingidas e minimizar os impactos causados pelas chuvas.

A Secretaria de Serviços Urbanos está executando a recuperação de vias em diversos bairros da Cidade, entre eles, Indaiá e Boraceia. No São Lourenço, a equipe realizou a poda e o recolhimento de árvores caídas que estavam próximas à rede elétrica e obstruindo a via. Também foram intensificados os serviços de cata-treco, cata-poda e limpeza de ruas pela cidade.

A Prefeitura de Bertioga enviou máquina retroescavadeira e dois caminhões para auxiliar o Município de São Sebastião na desobstrução do km 174 da Rodovia Rio-Santos, que liga Bertioga a São Sebastião.

A Aldeia Rio Silveira, localizada na divisa entre Bertioga e São Sebastião, também foi impactada pelas chuvas. Não há desabrigados. A Prefeitura em conjunto com a Funai entregou doações de roupas, alimentos, colchões e itens de necessidades básicas diversos à população indígena. O Posto de Saúde, mantido pela Prefeitura de São Sebastião, foi atingido pela chuva. Portanto, o trailer de Pronto Atendimento e a unidade de Saúde da Família de Boraceia estão à disposição para atender aos moradores da aldeia.

A Secretaria de Desenvolvimento Social e o Fundo Social de Solidariedade estão trabalhando em conjunto para prestar assistência às pessoas atingidas pelas chuvas. Doações de alimentos não perecíveis, roupas, colchões e itens diversos foram entregues a famílias afetadas pelas chuvas de diversos pontos da Cidade.

A Prefeitura continua arrecadando roupas, alimentos não perecíveis (exceto sal), colchões e roupas de cama. Os pontos de entrega são: Fundo Social de Solidariedade, das 8 às 17h; Casa da Cultura, das 13 às 19 horas; Vila do Bem Boraceia, das 8 às 17h; Centro Comunitário da Vila do Bem Chácaras, das 8 às 17h; e Pousada Clariô, no Indaiá, das 10 às 20 horas.

Informamos ainda que, toda a programação de Carnaval prevista para até terça-feira (21), está cancelada. Também estão canceladas as atividades da Arena Radical, que aconteceriam até terça-feira (21), entre os bairros Riviera e São Lourenço.