PREFEITURA DE BERTIOGA INFORMA SOBRE AS CHUVAS (22/02 - 15 horas)

22 de fevereiro de 2023

PREFEITURA DE BERTIOGA INFORMA SOBRE AS CHUVAS (22/02 - 15 horas)

ATUALIZAÇÃO: 22/02 - 15 horas

A Prefeitura de Bertioga informa que, no momento, não há mais pessoas abrigadas na Quadra da Escola Municipal José de Oliveira. As pessoas que precisaram ser abrigadas em razão das chuvas já retornaram para casa.

A Prefeitura realizou vistorias e avaliações e está acompanhando o retorno dessas pessoas às moradias, prestando todo apoio necessário.

A Prefeitura está fornecendo refeições e disponibilizando serviços de emissão de documentos e cadastro nos programas do Governo Federal para as famílias atingidas pelas chuvas no Chácaras.

RECUPERAÇÃO DE VIAS E ZELADORIA

A Secretaria de Serviços Urbanos está executando a recuperação de vias em diversos bairros da Cidade, entre eles, Indaiá, Jardim Raphael e Boraceia. Também foram intensificados os serviços de cata-treco, cata-poda e limpeza de ruas pela cidade.

ESTRADAS

A Prefeitura de Bertioga está trabalhando em conjunto com o Município de São Sebastião na desobstrução do km 174 da Rodovia Rio-Santos, que liga os dois municípios, e está interditado em razão de queda de barreiras. Foram enviados equipes, caminhões e máquinas para auxiliar nos trabalhos.

A Rodovia Mogi-Bertioga segue interditada desde o início da manhã de domingo (19). As obras para recuperação da rodovia já começaram e a previsão, de acordo com o Governo do Estado, é de dois meses para a desobstrução parcial e até seis meses para a liberação completa.

ALDEIA RIO SILVEIRA

A Aldeia Rio Silveira, localizada na divisa entre Bertioga e São Sebastião, também foi impactada pelas chuvas. Não há desabrigados. A Prefeitura, em conjunto com a Funai, vem entregando desde segunda-feira (20) doações de roupas, alimentos, colchões e itens de necessidades básicas diversos à população indígena.

O Posto de Saúde, mantido pela Prefeitura de São Sebastião, foi atingido pela chuva. Portanto, o trailer de Pronto Atendimento e a unidade de Saúde da Família de Boraceia estão à disposição para atender aos moradores da aldeia.

CHUVAS

De acordo com a Defesa Civil do Município, o índice pluviométrico no município nas últimas 72 horas é de 35 milímetros. O município chegou a registrar nos últimos dias um acumulado de mais de 700 mm. O acumulado de chuva registrado no Litoral Norte é considerado o maior na história do Brasil, de acordo com o Governo do Estado.

No último domingo (19) o governo estadual decretou estado de calamidade pública para Bertioga e todas as demais cidades do Litoral Norte impactadas pelas chuvas.

DOAÇÕES

Doações de alimentos não perecíveis, roupas, colchões e itens diversos estão sendo entregues pelo Fundo Social de Solidariedade a famílias afetadas pelas chuvas em diversos pontos da Cidade.

A Prefeitura continua arrecadando roupas, alimentos não perecíveis (exceto sal), produtos de higiene pessoal e limpeza, colchões e roupas de cama.

Confira os pontos de entrega e horários de atendimento:
- Fundo Social de Solidariedade: Rua Walter Pereira Prado, 77, Centro – das 8 às 17h;
- Casa da Cultura: Av. Tomé de Souza, 130, Centro – das 13 às 19 horas;
- Vila do Bem Boraceia: Av. Henrique Arcuri, 99, Boraceia – das 8 às 17h;
- Centro Comunitário da Vila do Bem Chácaras: Rua São Gonçalo, s/nº, Chácaras – das 8 às 17h.