Prefeitura de Bertioga inicia modernização da iluminação pública em Boraceia

4 de setembro de 2025

Prefeitura de Bertioga inicia modernização da iluminação pública em Boraceia



A Prefeitura de Bertioga iniciou, na última quarta-feira (3), em Boraceia, o processo de modernização da iluminação pública com a substituição das lâmpadas convencionais por luminárias de tecnologia LED. A troca começou na Rua Emílio Justo e contempla todo o bairro, incluindo o condomínio Morada da Praia, com a instalação de mais de 2 mil luminárias.




“Estamos iniciando a modernização da iluminação pública na região norte, começando por Boraceia. É um avanço importante, muito aguardado pela população. Boraceia será 100% LED. Com isso, ganhamos em eficiência, economia e, principalmente, mais segurança para todos. E esse é só o começo: outros bairros também vão receber a nova iluminação. A meta é deixar Bertioga toda em LED, de norte a sul. Porque cidade bem iluminada é cidade mais segura.” destacou o prefeito Marcelo Vilares.


O pacote de modernização contempla os bairros cidade, Bairro Chácaras, Guaratuba, Indaiá, São Lourenço, Riviera, São João e Caibura, além da substituição de 200 refletores na orla da praia. No total, serão trocadas 6.600 luminárias.



“A modernização da iluminação é resultado do trabalho da nossa gestão e do compromisso em oferecer mais qualidade de vida à população”, destaca o secretário de Serviços Urbanos, Roberto Tadeu Julião.


Com a conclusão do projeto, Bertioga terá 100% da iluminação pública modernizada, somando 18 mil pontos de LED. O investimento é de R$3.328.000,00, proveniente da CIP (Contribuição de Iluminação Pública). A execução está sob responsabilidade da empresa Tradetek Soluções em Iluminação Pública.


Benefícios

A nova iluminação em LED traz uma série de benefícios para a cidade. Além de garantir economia de até 15% na conta de energia, oferece mais conforto visual com temperatura de cor de 5000K e maior alcance de iluminação. O sistema representa um avanço em modernização e eficiência, com alta performance luminosa e baixa perda de intensidade ao longo do tempo. Outra vantagem é a redução significativa nos custos de manutenção e no consumo de energia, assegurando mais qualidade e durabilidade ao serviço público.