Prefeitura de Bertioga inicia novo pacote de urbanização no bairro Maitinga

1 de junho de 2023

Prefeitura de Bertioga inicia novo pacote de urbanização no bairro Maitinga

O canal da Avenida Francisco Soto Barreiro Filho no bairro Maitinga recebeu na manhã desta terça-feira, 30, os primeiros equipamentos visando a urbanização dele, da própria avenida e das vias adjacentes, que encontram-se entre a Praia da Enseada e a Avenida Anchieta. A Prefeitura de Bertioga iniciou um amplo pacote de melhorias a contemplar boa parte do bairro. A Ordem de Serviço foi assinada no próprio local pelo prefeito Caio Matheus acompanhado pelo secretário municipal de Obras e Habitação Luiz Carlos Rachid.

O canal receberá macrodrenagem em aduelas de concreto armado em toda a extensão da obra e perpendicularmente a microdrenagem por meio de 630,00ml de tubos de concreto armado. Já a avenida receberá 27.508,00m2 de pavimentação asfáltica com sinalização horizontal, cliclofaixa, passeios e recursos de acessibilidade.

As intervenções visam a continuidade das demandas de macro e microdrenagem até a interligação com a Avenida Anchieta, o que segundo o titular da Pasta, acarretará em maior fluidez no escoamento de águas pluviais em todo entorno da bacia hidrográfica, evitando assim, alagamentos pontuais, que ocorrem antes da pavimentação.

“Devemos destacar que na questão de urbanização e fluidez de tráfego essa obra é de grande valia para o município pois permitirá a abertura da avenida e, posteriormente, o acesso dos moradores ao bairro, além de beneficiar os turistas com acesso direto à praia e estar interligado à malha cicloviária proveniente da Av. Anchieta”, disse Rachid.

A abertura da via facilitará também o acesso à Reserva Ambiental do Sesc Bertioga, melhorando assim o acesso ao usuário desse importante equipamento de conscientização ambiental, bem como a valorização imobiliária da região.

Investimento

O investimento no Maitinga será de R$ 28.951.138,24 por meio do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento – FINISA. Os serviços serão executados e pela Solovia Engenharia e Construções Ltda. A conclusão é prevista para novembro de 2024.