Prefeitura de Bertioga participa de encontro regional do Programa Município VerdeAzul

26 de junho de 2026

Prefeitura de Bertioga participa de encontro regional do Programa Município VerdeAzul

A Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, participou, na última quinta-feira (25), do Encontro Regional do Programa Município VerdeAzul (PMVA), realizado no Palácio das Artes – Teatro de Bolso, em Praia Grande. O evento reuniu técnicos do Programa Município VerdeAzul/ SEMIL e representantes de oito municípios da Baixada Santista para discutir o ciclo 2026 do programa e fortalecer a gestão ambiental.

Promovido pela Coordenação do Programa Município VerdeAzul, da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (SEMIL), o encontro reuniu representantes de Bertioga, Santos, São Vicente, Praia Grande, Cubatão, Guarujá, Mongaguá e Peruíbe.

A programação abordou temas como mudanças climáticas, gestão territorial sustentável e políticas públicas ambientais. Também foram apresentadas orientações sobre os critérios e indicadores do ciclo 2026 do programa.

Representando Bertioga, participaram profissionais do Centro de Educação Ambiental (CEA), da Secretaria de Meio Ambiente, e representantes da Secretaria de Trânsito e Mobilidade, reforçando a integração entre as áreas da administração municipal.

A diretora de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Mylene Vaz Pinto Lyra, destacou que o encontro fortalece a troca de experiências entre os municípios e contribui para o aprimoramento da gestão ambiental. Segundo ela, a participação de Bertioga é importante por permitir o compartilhamento de estratégias voltadas aos desafios enfrentados pelos municípios costeiros e ao desenvolvimento de soluções sustentáveis.

De acordo com a secretaria, a participação de Bertioga reforça o compromisso da Prefeitura com o fortalecimento da gestão ambiental e o desenvolvimento de ações voltadas à sustentabilidade e à preservação dos recursos naturais.