Prefeitura de Bertioga reforça orientações à população sobre riscos de intoxicação por metanol

2 de outubro de 2025

Prefeitura de Bertioga reforça orientações à população sobre riscos de intoxicação por metanol

Diante dos casos de intoxicação registrados em outras cidades em decorrência da ingestão de bebidas adulteradas com metanol, a Prefeitura de Bertioga orientou os profissionais da rede municipal para que estejam preparados para acolher possíveis pacientes e prestar o atendimento necessário. Até o momento, não há registro de ocorrências no município, mas a medida preventiva busca garantir segurança e tranquilidade à comunidade.

De acordo com a Pasta, o metanol é um álcool altamente tóxico e que não deve, em hipótese alguma, ser ingerido. A ingestão ocorre, principalmente, em situações de adulteração de bebidas alcoólicas. Os sintomas de intoxicação variam de leves a graves e podem incluir dor de cabeça, tontura, náusea, visão turva, confusão mental, dores abdominais, entre outros sintomas.

A Prefeitura reforça que qualquer sinal apresentado após o consumo de bebidas alcoólicas deve ser levado a sério. Em caso de suspeita, é fundamental procurar imediatamente os serviços de urgência do município. O atendimento rápido pode fazer toda a diferença para reduzir complicações e salvar vidas.

A orientação é que a compra e o consumo de bebidas sejam sempre feitos em locais de confiança. É fundamental desconfiar de preços muito abaixo do normal, verificar a integridade do lacre e do rótulo, conferir o selo de autenticidade e exigir a nota fiscal. No caso de bebidas importadas, a legislação determina que tragam informações em português.

Com essas medidas de precaução, a Prefeitura espera reduzir os riscos de exposição da população a esse tipo de intoxicação e reforça que a colaboração de todos é essencial para garantir segurança e saúde.