Prefeitura de Bertioga retoma obra de ampliação e reforma do Centro de Controle de Zoonoses

23 de abril de 2024

A Prefeitura de Bertioga no litoral de São Paulo retomou os trabalhos de ampliação e reforma do Centro de Controle de Zoonoses – CCZ, localizado no bairro Jardim Vicente de Carvalho. A ordem de serviço com a contratação da nova empresa a executar a obra foi assinada pelo prefeito, Caio Matheus, no início da tarde de segunda-feira, 22.

Os serviços foram iniciados preliminarmente pela empresa Concrear e Serviços Ltda., porém o não cumprimento dos prazos para execução levaram à rescisão contratual e ao chamamento de novas empresas para a concorrência 008/2023, vencida pela Solovia Engenharia e Construções Ltda.

O investimento na retomada da obra é de R$ 4.366.169,18 e a nova empresa será responsável pelo acabamento de alvenaria dos canis, edificação de preparo, instalações de água e esgoto, e escoamento de águas pluviais. Além disso, fará a cobertura da edificação de preparo de venenos, fundação do muro de divisa, entre outros trabalhos no imóvel, que fica na Rua Manoel Gajo, 2.644.

Na sequencia serão executados os gatis, recinto dos macacos, baias e edificação da parte administrativa.

Bem Estar Animal e Hospital Veterinário

A nova estrutura corresponde a uma área de aproximadamente 1.000 m², que representa o triplo da antiga. Serão construídos um novo prédio para o Centro de Controle de Zoonoses e outro para o Bem Estar Animal, com hospital veterinário. A gestão será compartilhada entre as secretarias municipais de Saúde e Meio Ambiente.

O espaço prevê atendimento para animais domésticos como cães e gatos, com canil, gatil e espaço para castrações; e para animais silvestres, em razão dos parques estaduais da Serra do Mar e Restinga de Bertioga. Haverá também espaços específicos de solarium e soltura de animais.