Prefeitura divulga vencedores do concurso da Semana da Pátria

12 de setembro de 2014

Prefeitura divulga vencedores do concurso da Semana da Pátria

A importância histórica das fortalezas na proteção dos povoados litorâneos foi muito bem retratada pelos alunos do 4º e 5º anos da rede municipal de ensino que participaram do concurso em comemoração à Independência do Brasil – 7 de Setembro, durante a Semana da Pátria. A programação foi organizada pela Prefeitura de Bertioga, em parceria com o Sesc.

Os três alunos vencedores foram Bruna Vitória Carneiro, do 5º ano A, da Emeif Delphino Stockler de Lima; Fabrício Ferreira Santos, do 5º ano C; e Crystyan Rodrigues de Jesus, do 5º ano A, ambos da Emeif Giusfredo Santini; em primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente. Eles receberão como premiação um tablet para o primeiro e segundo e uma bicicleta para o terceiro.

Os prêmios serão entregues pelo prefeito de Bertioga, na terça-feira (17), às 9 horas, quando os estudantes vencedores e seus colegas de classe serão recepcionados no Gabinete, oportunidade em que conhecerão um pouco da rotina de trabalho do prefeito.

Mais de 1.080 estudantes participaram do concurso durante a semana de 01 a 05 de setembro. Eles fizeram uma visita ao Parque dos Tupiniquins e assistiram a apresentação de um contador de história sobre as fortalezas. Durante a explanação, que aconteceu no interior da fortaleza, um ilustrador desenhou a história, aguçando a imaginação da criançada.

Depois do aprendizado, os estudantes iam até a tenda montada na Praça de Eventos, onde recebiam papel e giz de cera para desenhar tudo que aprenderam sobre as fortalezas, entre elas o Forte São João, uma das mais importantes do Brasil.

Vale ressaltar que, como o desenho era identificado apenas com uma numeração, a comissão julgadora não tinha acesso à identificação da escola e do aluno. Por isso, a premiação do segundo e terceiro lugares foi para uma mesma escola.

Exposição

A qualidade dos trabalhos apresentados pelos alunos impressionou a comissão julgadora do concurso e motivou a Prefeitura de Bertioga a realizar uma exposição de alguns desenhos que retratam o Forte São João. A data do evento será informada oportunamente.

Bandeiras

O encerramento da Semana da Pátria aconteceu no domingo (07), com a apresentação da Orquestra e Coral de Bertioga e com o arriamento das bandeiras. O hasteamento aconteceu na segunda-feira (01). Ambas as cerimônias foram acompanhadas pelo prefeito e contaram com a participação da Guarda Civil Municipal (GCM).