Prefeitura  e CDHU entregam 20 moradias indígenas na Aldeia do Rio Silveira

8 de dezembro de 2022

Prefeitura e CDHU entregam 20 moradias indígenas na Aldeia do Rio Silveira

A Prefeitura e a Companhia de Desenvolvimento Urbano (CDHU) entregaram na tarde desta quarta-feira (7) as chaves de mais 20 moradias do projeto habitacional indígena “Bertioga E”, na Aldeia do Rio Silveira.

O evento contou com a presença do prefeito de Bertioga Caio Matheus; do cacique Adolfo Werá Mirim, da Aldeia Rio Silveira; do gerente de Obras da Baixada Santista e Vale do Ribeira da CDHU, Roberto Rosa Bertagnoli; e do superintendente de Obras Habitacionais da CDHU, Marcello Cinquini.

“Este projeto é fruto de uma parceria sempre produtiva com a Prefeitura e o Governo do Estado. Seguimos em frente para irmos incrementando este programa ainda mais”, celebrou Cinquini.

O projeto habitacional de tipologia indígena é inédito no Estado de São Paulo e foi concebido exclusivamente para os moradores da Aldeia Rio Silveira, respeitando a cultura e o modo de viver do povo Guarani.

As moradias são de alvenaria, elevadas do solo, com assoalho de madeira.  Cada unidade possui dois dormitórios, sala, cozinha, área de serviço, banheiro externo e varanda com fogão a lenha.

“É um dia histórico. Estamos fechando o ano com 30 moradias indígenas entregues na Aldeia Rio Silveira. Nada se compara a alegria da casa própria e com a entrega destas chaves estamos garantindo mais dignidade, conforto e saúde para o povo guarani de Bertioga. Vamos continuar trabalhando para a construção de mais unidades”, destacou o prefeito Caio Matheus.

A solenidade marcou a conclusão da primeira etapa do projeto habitacional, totalizando 30 casas entregues em 2022. O investimento nesta fase foi de mais de R$ 4,5 milhões, com recursos do Governo do Estado. As obras foram executadas pela Terra Nova Construção e Engenharia.

Na segunda fase devem ser construídas outras 30 moradias. O projeto, realizado pela CDHU em parceria com a Prefeitura, prevê a construção de 120 unidades habitacionais indígenas ao todo.

SANEAMENTO BÁSICO

Além de intermediar reuniões com a CDHU, Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e comunidade indígena, a Prefeitura de Bertioga foi responsável pela execução das obras de saneamento básico do projeto habitacional. Os serviços contemplaram as residências com biodigestores, para o tratamento adequado do esgoto, garantindo mais saúde e qualidade de vida aos moradores.