Prefeitura e CDHU entregam mais 32 casas no Jardim Vicente de Carvalho

30 de dezembro de 2015

Prefeitura e CDHU entregam mais 32 casas no Jardim Vicente de Carvalho

Trinta e duas famílias do bairro Jardim Vicente de Carvalho vão passar o ano novo em casas novas. Isso porque a Prefeitura de Bertioga e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU) entregaram as chaves das novas unidades do projeto de reurbanização do bairro nesta terça-feira (29). As unidades ficam na Rua Professor Francisco de Bona. Esta é a quarta etapa do projeto, que terá um total de 400 moradias, das quais 148 já foram entregues, 74 estão em construção e 146 em fase de projeto.

O prefeito de Bertioga, que entregou as primeiras chaves, lembrou a importância do empreendimento como resgate social das famílias. “Esse projeto nos deixa orgulhosos. É muito mais do que uma casa, é um lar, com alto padrão de qualidade e integrado a um bairro totalmente reurbanizado. É um bairro modelo para toda a região”, comentou o prefeito.

Durante o encontro, o presidente da CDHU, Marcos Rodrigues Penido, anunciou que a entidade vai construir as três quadras poliesportivas previstas no projeto, com recursos próprios. “Esse foi um pedido do prefeito Orlandini e que conseguimos atender. Vamos incluir a construção das quadras na próxima licitação, que acontece no início do ano que vem e até 2017 elas serão executadas”, revelou Penino.

“Fiquei muito feliz com a notícia da construção das quadras. Ainda não estava definido como as quadras seriam executadas, se seria a Prefeitura ou buscaríamos recursos junto ao Governo”, lembrou o prefeito, reforçando a importância do equipamento para a comunidade.

O empreendimento integra o projeto de reurbanização do Jardim Vicente de Carvalho. Parte das famílias beneficiadas mora em áreas de mangue do Rio Itapanhaú e vivem sujeitas a constantes inundações em épocas de chuvas. Outras famílias estão sendo removidas para abrir frentes de obras para implantação do projeto.

A dona de casa Geise Keli Silva de Santana vivia em um barraco próximo ao rio e está satisfeita com a casa nova. “Tudo novo, vida nova”. Ela conta que morava em um barraco próximo ao mangue e a assistente social da CDHU foi até sua casa para verificar as condições. “Ela viu que era muito difícil e que eu precisava sair de lá”, conta a dona de casa, que pretendia mudar logo após a entrega das chaves.

Morador no bairro há 9 anos, o repositor José Roberto Ferreira pretende se mudar para a casa nova com a mulher e a filha antes do ano novo. “Eu moro em um lugar que é difícil andar quando a maré enche, tinha muito caranguejo e até cobra. Essa casa é mais bonita e as crianças podem brincar. Melhor que isso é impossível”.

Os imóveis são sobrados com três dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área construída de 53,63 m², 73,36 m² e 92,53 m².  As unidades possuem piso cerâmico e rodapé em todos os cômodos, azulejos até o teto no banheiro e nas paredes hidráulicas da cozinha, esquadrias de alumínio, laje, cobertura cerâmica e sistema de aquecimento solar para água do chuveiro, que reduzirá em até 30% o consumo de energia. Na área externa, as unidades têm muro de divisa entre os lotes, gramado, calçada e rampa de acesso na frente. As ruas do residencial estão pavimentadas e contam com passeios públicos e paisagismo.

O projeto

O projeto do Jardim Vicente de Carvalho é o segundo maior projeto em andamento da CDHU na Baixada Santista, que transformou completamente o bairro, tornando-o modelo na região. Ao todo, estão sendo investidos R$ 84,9 milhões na construção das moradias e urbanização do bairro, área que começou a ser ocupada irregularmente na década de 90. Do total de investimentos, R$ 65 milhões são do Governo do Estado e R$ 19,9 milhões são recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.

Além da construção das 400 moradias para abrigar a população removida dos mangues, outras 1.253 famílias são beneficiadas com obras de urbanização, que já foram concluídas e contemplam redes de água e esgoto, sistema de drenagem, guias, sarjetas, pavimentação de vias e paisagismo. O projeto prevê também a recuperação das áreas de preservação permanente que estão sendo desocupadas à medida que os moradores são transferidos para o empreendimento.

Ao final, o projeto garantirá condições de habitabilidade e títulos de propriedade aos moradores do bairro Jardim Vicente de Carvalho, com recuperação de áreas de preservação permanente, urbanização das áreas dos loteamentos passíveis de consolidação e construção de novas moradias regularizadas.