Prefeitura e Fundação Florestal firmam termo para utilização de trilhas na área do Perb

10 de junho de 2014

DIC - 06/06/2014

O primeiro passo para a implementação do Plano Emergencial de Uso Público do Parque Estadual Restinga de Bertioga (Perb), em especial no que diz respeito à gestão das trilhas ecológicas, foi dado nesta sexta-feira (06), com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Bertioga e a Fundação Florestal (FF), órgão do Governo do Estado responsável pela administração do parque.

O documento foi assinado pelo prefeito de Bertioga, e pelos representantes da FF, além do gestor do Parque, Carlos Sérgio Santos, no Gabinete do prefeito. Do acordo ainda consta o Plano de Trabalho, com as fases de execução das atividades e a responsabilidade pela execução, tanto por parte da municipalidade, quanto da FF. Para o prefeito de Bertioga, as trilhas são um importante produto do turismo da Cidade. “As trilhas são atrativos e, com a assinatura do documento, o uso será sustentável”.

O objetivo do acordo é realizar a gestão de atividades das trilhas, promovendo a segurança dos visitantes e a qualidade da visitação pelo adequado aproveitamento do potencial ecoturístico e o mínimo impacto ambiental, responsabilizando ambas as partes para o planejamento, fiscalização e gestão das trilhas. A responsabilidade pelo planejamento, fiscalização e gestão das trilhas será compartilhada entre a Prefeitura de Bertioga e a Fundação Florestal.

O Plano estabelece como diretrizes para utilização das trilhas, a presença de monitores ambientais credenciados na condução dos visitantes, bem como a capacitação desses profissionais; realizar o controle e agendamento da visitação das trilhas; fiscalizar e monitoras os impactos dessas visitas; elaborar o Plano de Comunicação e Educação Ambiental; implementar a estrutura física mínima necessária das trilhas, garantindo segurança e qualidade na visitação; realizar a manutenção periódica e elaborar o Plano de Gerenciamento de Riscos e Contingências para a segurança das atividades.

A gestão das trilhas será realizada de forma compartilhada entre a Prefeitura de Bertioga e a Fundação Florestal. O agendamento das visitas será feito pela Prefeitura que, mensalmente, deverá encaminhar à administração do Perb, o controle de visitação, com o número de visitantes por trilha, bem como os dados do monitoramento do impacto causado pelas visitas. Semestralmente, a municipalidade e a FF irão apresentar ao Perb os relatórios de acompanhamento. A Prefeitura ainda manterá o cadastro de monitores credenciados junto à Fundação Florestal.

Entre as funções da municipalidade, estabelecidas pelo Plano de Trabalho, está o desenvolvimento de materiais para divulgação. A FF vai garantir o apoio técnico. O documento ainda estabelece que para a implementação das trilhas tanto a Fundação Florestal quanto à Prefeitura poderão buscar parceiros.

Trilhas

A Prefeitura de Bertioga, por meio da Diretoria de Operações Ambientais (DOA), realizou toda a descrição das trilhas, com medição da extensão, grau de dificuldade, georeferenciamento e capacidade de utilização.

São cinco as trilhas que fazem parte do Plano. A trilha de Itaguaré conta com 1.140 metros de extensão e tem o tempo médio de percurso de uma hora (ida e volta). O acesso é pela Rodovia Rio-Santos, próximo ao comércio de ostras e tem acesso direto à praia.

A trilha de Itaguaré 2 tem 220 metros de extensão e 15 minutos de percurso. O acesso também é pela Rodovia Rio-Santos e em um determinado ponto existe uma bifurcação, um lado leva à praia e outro, a chamada trilha Itaguaré 2, leva à trilha que faz parte do Caminhos de Anchieta.

A da Captação de Água do Guaratuba conta com 4.140 metros de extensão e o percurso é de 6 horas. O acesso é pelo Condomínio Guaratuba, no bairro do mesmo nome. A trilha D´água do Sesc tem 2.700 metros de extensão e o percurso é de três horas. O acesso é pelo bairro Rio da Praia, passando pela antiga fábrica de palmito Palmares.

Já a trilha Bracaiá conta com três mil metros e o percurso pode ser feito em cinco horas. O acesso pode ser feito pelo Condomínio Morada da Praia, atravessa o Rio Bracaiá e segue margeando o rio.

Para utilizar as trilhas, será necessário contratar um monitor ambiental integrante da Associação dos Monitores de Bertioga, que são qualificados para orientar o passeio de forma segura. A utilização das trilhas será gratuita, o único desembolso necessário será pelo trabalho dos monitores. Os interessados também podem fazer o passeio por meio das agências de turismo da Cidade.

Bertioga conta com pelo menos outras 10 trilhas, a maioria delas em área do Perb ou do Parque Estadual da Serra do Mar (Pesm). A exploração das demais trilhas depende ainda da aprovação do Plano de Manejo do Perb, que ainda está em elaboração pela Fundação Florestal.