Prefeitura e Ong Amigas do Peito preparam programação para ‘Outubro Rosa’

24 de setembro de 2015

Prefeitura e Ong Amigas do Peito preparam programação para ‘Outubro Rosa’

Conscientizar e prevenir ainda são os melhores remédios. Com essa sintonia, a Secretaria de Saúde, Casa dos Conselhos Dr. Walter José de Santana e Ong Amigas do Peito realizam nos próximos dias 23 e 24 de outubro palestras e outras atividades para falar sobre a doença, segundo pesquisas, que mais acomete mulheres no Brasil, o câncer de mama. .

As atividades do dia 23 acontecem a partir das 14 horas, na sede do Fundo Social de Solidariedade (Rua Valter Pereira Prado, 77 – Centro – Bertioga). Já no dia 24, a partir das 9 horas, será dado início à “Caminhada da Conscientização sobre o Câncer de Mama“. O ponto de partida será no Quiosque 4, em frente à Secretaria Municipal de Segurança (Av. Thomé de Souza,1191 – Praia da Enseada/Centro).

Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, a primeira mamografia deve ser feita aos 35 anos; a partir dos 40 anos deve ser repetida anualmente. Quando detectado precocemente, o câncer de mama pode ser curado em 95% dos casos. Mas essa não é a realidade.

De acordo com a presidente da Ong Amigas do Peito, Shirley Bezerra Frazão, o objetivo é conscientizar as mulheres de Bertioga sobre a importância da prevenção. “O medo do diagnóstico é o que mais assusta, e com isso muitas deixam de procurar o médico”.

Shirley Frazão ainda continua sua luta contra o câncer de mama e disse que a medicina avançou bastante em relação ao tratamento. “Temos que ter coragem para enfrentar, não podemos ficar esperando a doença avançar. É preciso cuidar”.

Para o secretário de Saúde de Bertioga, Manoel Prieto Alvarez, a Cidade está avançando no combate a doença e eventos deste tipo ajudam a sociedade a entender que a prevenção é o melhor remédio.

Local: Fundo Social de Solidariedade (Rua Valter Pereira Prado, 77)

14 horas – Abertura
14h30 - “Câncer e seus desafios” palestrante Dr. Marcello Castagna dos Santos
15h15 horas – “O recomeço” – palestrante cirurgião plástico Dr. Daniel de Cazeto Lopes
16h15 – Pausa - café
16h30 - “Como lidar com o diagnóstico Positivo” – Mesa Redonda com o secretário de Saúde, Manoel Prieto Alvarez, presidente da Ong Amigas Peito, Shirley Bezerra Frazão, psicólogo Celso Veiga e mediadora Vanuzia Teixeira, assessora de Comissões e Conselhos Municipais.
17h30 – encerramento

9 horas – caminhada de conscientização sobre o Câncer de Mama
Ponto de encontro: Quiosque 4 seguindo até o Forte São João.