Prefeitura homologa acordo na justiça para pagamento de merendeiras

15 de junho de 2015

Prefeitura homologa acordo na justiça para pagamento de merendeiras

Uma questão que poderia prejudicar cerca de 90 merendeiras de Bertioga foi solucionada com a união de esforços entre a Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Educação, e o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Alimentação. No último dia 11, foi homologado acordo no Ministério Público do Trabalho, que autorizou o pagamento das verbas rescisórias diretamente para as merendeiras.

A municipalidade vinha buscando um meio de efetuar o pagamento às trabalhadoras de forma direta e dentro da legalidade. Isto porque, a empresa que prestava o serviço de fornecimento de insumos e mão de obra para a elaboração da merenda das escolas, a Qualivitta Alimentos Ltda., no mês de março deste ano apresentou falhas de fornecimento e reconheceu que estava com problemas financeiros.

O contrato foi encerrado e as trabalhadoras demitidas, entretanto, não foram pagas as verbas rescisórias. Buscando evitar um impacto negativo para as cerca de 90 famílias e a interrupção do serviço para cerca de sete mil alunos da rede municipal de ensino, o secretário de Educação, realizou uma licitação em caráter emergencial, por seis meses.

Uma das solicitações para a nova empresa foi a admissão imediata das trabalhadoras da Qualivitta, todavia, ainda restava a questão das verbas rescisórias. “Entramos em contato com o sindicato, que conferiu os cálculos nas homologações e atestou os valores como líquidos e certos. Em seguida, buscamos o acordo no Ministério Público do Trabalho”, explicou o secretário, lembrando que a Prefeitura reteve o valor de R$ 436 mil que ainda deveriam ser pagos a antiga fornecedora, para garantir o pagamento das verbas rescisórias.

O acordo realizado junto ao Ministério Público do Trabalho autorizou a Prefeitura de Bertioga a efetuar o pagamento diretamente aos funcionários da Qualivitta. O secretário esclareceu ainda que o acordo só foi possível graças ao apoio do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Alimentação. “Sempre estivemos atentos à questão e procuramos uma solução para evitar que as merendeiras ficassem prejudicadas”. A previsão é de que o pagamento aconteça dentro de 15 dias.