Prefeitura incentiva comerciantes a se cadastrarem no PAT

29 de outubro de 2015

Prefeitura incentiva comerciantes a se cadastrarem no PAT

A Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda é uma grande colaboradora dos empresários na hora de contratar mão de obra para suas empresas. A intermediação é feita através de uma parceria com a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT).

Para isso, basta o comerciante se cadastrar no sistema do programa Mais Emprego, da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho, disponibilizando a vaga e o interesse na contratação. O cadastro não tem custo nenhum e pode ser realizado por telefone ou email.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, ao entrar em contato com o PAT, o empregador recebe um formulário, que deve ser preenchido, definindo as características que procura no profissional como, idade, sexo, salário, experiência profissional e grau de escolaridade.

Os dados são computados no programa Mais Emprego, que cruza os dados das pessoas que já se inscreveram no sistema procurando por uma vaga de emprego semelhante. Débora explica que o PAT não faz encaminhamento para contratação.

“Os candidatos são encaminhados para um processo seletivo e aquelas que atenderem ao perfil da empresa serão selecionadas. É importante salientar, que o cruzamento de informações é o que define o preenchimento da vaga. Por exemplo, se a pessoa possui experiência na área e o contratante busca alguém experiente, logo a pessoa estará apta a preencher os requisitos", explica.

A secretária lembra que o PAT também faz o cadastramento de pessoas que procuram por uma vaga de emprego. Para isso, basta o interessado entrar em contato com a unidade e entregar os seguintes documentos: Carteira de Trabalho, RG, CPF e PIS.

Este ano, já foram disponibilizadas 105 vagas de emprego, com o encaminhamento de 203 candidatos para participar do processo seletivo. Cerca de 1.700 trabalhadores estão cadastrados no PAT. "Hoje contamos com cerca de 80 empresas cadastradas no nosso sistema. Por isso, estamos reforçando para que os comerciantes venham se juntar a nós e contribuir com a oferta de empregos no Município".

A secretária ressalta que, a administração pública vem fazendo sua parte, ofertando cursos de capacitação profissional. Cinco cursos foram realizados este ano em parceria com o Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ). "No total, 160 pessoas foram beneficiadas com cursos que vão de encontro com o mercado de trabalho de Bertioga, que são de Operador de Caixa, Assistente Administrativo, Soldador, Atendimento e Recepção e Eletricista de Autos", lembra a secretária, reforçando que as vagas disponibilizadas pelo PAT oferecem todos os benefícios garantidos na Carteira de Trabalho, como seguro desemprego, férias, fundo de garantia, entre outros.

Serviço

Os postos do PAT ficam nas unidades do Espaço Cidadão – Centro (Avenida Anchieta, 392 - telefone 3319-9700), e Boracéia (Rua José Costa, 138 – telefone: 3312-5590). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.