Prefeitura instala mais de dois mil novos pontos de iluminação pública

29 de janeiro de 2015

Prefeitura instala mais de dois mil novos pontos de iluminação pública

A Contribuição de Iluminação Pública (CIP), criada em Bertioga em junho 2013, já permitiu um investimento de R$ 3.158.546,00 com a instalação de mais de dois mil novos pontos de iluminação na Cidade somente no ano passado. Os investimentos garantem mais segurança para as ruas e valorização dos imóveis.

A Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, instalou novas luminárias, com os braços em diversos bairros da Cidade, onde já existe a rede e o poste. Foram priorizados os locais com escolas ou outros equipamentos públicos. Também foram considerados os pedidos apresentados pelos vereadores, por meio de indicação, provenientes de reclamos da população.
Com a conclusão desse serviço, 94% das ruas do Município estarão contempladas com a iluminação pública. Os 6% de ruas restantes serão beneficiadas este ano.

Outros pontos da Cidade cuja iluminação se traduz em segurança também foram priorizados. Na ciclovia da SP-55 (Rodovia Rio-Santos), foram substituídas 84 luminárias no trecho entre o Jardim Vicente de Carvalho e Albatroz. As lâmpadas de vapor de sódio foram trocadas pelas de vapor metálico, de 250 watts.

O trecho da Rodovia Rio-Santos, no Viaduto Mário Covas (sobre a Rodovia Mogi-Bertioga), também recebeu serviços de iluminação, com a instalação de oito luminárias, com lâmpadas de vapor metálico de 400 watts.

A orla da praia faz parte do novo projeto de iluminação de Bertioga, com recursos provenientes da CIP. Ao todo, do Centro a Boracéia, serão instalados mais 56 postes novos com 112 refletores de alto desempenho, com 1.500 watts, cada. No Centro, do Forte São João até a Pista de Skate, os serviços já foram concluídos e no restante da orla, serão concluídos até o mês que vem.

Com recursos do Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias (Dade) do ano de 2012, a Prefeitura de Bertioga realizou os serviços de iluminação da ciclovia da Avenida Anchieta. São 10 km e 100 metros, que vão do bairro Albatroz até o Indaiá. Em toda a extensão foram instalados 405 postes com 810 luminárias. Com isso, a Prefeitura de Bertioga investe em segurança e comodidade aos veículos e pedestres que circulam nestes locais. Os investimentos são de R$ 2,6 milhões.
CIP
Para regulamentar o artigo da Constituição que trata da iluminação pública, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por meio da Resolução 414/10, determinou prazo limite até 31 de dezembro de 2014 para que as prefeituras assumam a manutenção do tudo que compõem a iluminação pública, isto é, postes, relés fotoelétricos, reatores, lâmpadas, braços e luminárias. Desta forma, as prefeituras criaram a CIP, possibilitando a cobrança e viabilizando a gestão do sistema.

Na Baixada Santista, Bertioga foi uma das pioneiras na aprovação da lei. A CIP é cobrada juntamente com a conta da iluminação particular, residencial e comercial. Pela lei, o valor cobrado não pode ultrapassar 15% do valor de consumo de energia elétrica, limitado ao máximo em R$ 50,00 para residências e a R$ 100,00 para comércios e indústrias. Todo valor arrecadado está sendo repassado para um fundo específico de iluminação.