Prefeitura lança Festival Gastronômico de julho a setembro

10 de julho de 2015

Prefeitura lança Festival Gastronômico de julho a setembro

Com o objetivo de incrementar o movimento nos restaurantes da Cidade durante a baixa temporada, a Prefeitura de Bertioga está lançando o Festival Gastronômico durante este mês de julho, agosto e setembro. A proposta é incentivar os restaurantes a produzir um prato de destaque à base de um mesmo produto, aproveitando as festas, que tradicionalmente acontecem na Cidade.

Em julho, a sugestão aos restaurantes é utilizar a tainha para elaboração do prato, e 14 estabelecimentos de vários bairros já aderiram ao Festival este mês. Eles vão produzir a iguaria, com um toque especial da casa, valorizando ainda mais o peixe, que é a base da famosa culinária caiçara.

A iniciativa da Prefeitura está sendo coordenada pela Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura e tem o objetivo de proporcionar oportunidade para a que a população local e regional tenha acesso aos melhores restaurantes de Bertioga, gerando e ampliando oportunidades de negócios para o segmento gastronômico, aquecendo a economia da Cidade. “Idealizamos o Festival Gastronômico e a ideia foi prontamente aceita pelo prefeito de Bertioga",comentou o secretário de Turismo,  que completou: “Vamos fomentar a atividade em um período de baixa temporada, valorizando o comércio local”.

Os restaurantes participantes estão localizados em diversos bairros da Cidade, descentralizando os serviços que, durante os eventos tradicionais, estão disponíveis apenas no Centro. Desta forma, moradores e turistas poderão degustar o prato da culinária de Bertioga perto de casa ou no local que mais aprecia. “É mais facilidade e acesso ao público, mantendo e ampliando a história culinária da Cidade”, reforçou o prefeito o prefeito.
A Prefeitura de Bertioga vai promover a divulgação do Festival Gastronômico. Serão confeccionados cartazes para serem afixados nos restaurantes que aderiram ao evento, facilitando a identificação por parte dos clientes. Além disso, a Diretoria de Comunicação elaborou todo o material de divulgação e encaminhará textos informativos para os principais veículos de comunicação da região.

Agosto e setembro
O Festival Gastronômico prossegue em agosto, quando acontece a Festa do Camarão na Moranga. Desta forma, no mês que vem, os restaurantes que aderirem ao evento deverão elaborar pratos a base de camarão.

Já em setembro, a proposta é incentivar os restaurantes que aderirem ao projeto a elaborar pratos com dois frutos da Mata Atlântica: o cambuci e o juçara. Vale ressaltar que em setembro, a Prefeitura de Bertioga realiza o Festival da Mata Atlântica, incentivando a utilização de frutos desse bioma de floresta tropical como forma de preservação ambiental.

Os próximos restaurantes que irão participar do Festival Gastronômico serão divulgados oportunamente. O público pode conferir mais informações na página do evento: www.bertioga.sp.gov.br/gastronomia

Confira os restaurantes participantes em julho
















































































































Restaurante



Endereço



Funcionamento



Prato



Centro


Caravelas Praça Vicente Molinari, 165 almoço e jantar (segunda a segunda) Tainha Caravelas
Trivial Mineiro Rua Cláudio C. Aguiar Mauris, 365 almoço (fim de semana) e jantar (quarta a domingo) não informado
Borghese Av. Anchieta, 455 almoço e jantar (segunda a segunda) não informado
Las Palmas Av. Vicente de Carvalho almoço e jantar Tainha Las Palmas
Chuleta Caiçara Av. Vicente de Carvalho, 34 almoço (fim de semana) e jantar (quarta à domingo) Tainha espalmada na grelha

Albatroz


Varanda Pizza e Esfiha Av. 19 de Maio, 943 jantar (terça a domingo) não informado

Rio da Praia


Maurão Restaurante Rua Humberto da Silva Piques,90 almoço (quarta a segunda) não informado

Indaiá


La Torre Rua Manoel Mendes Ventura, 430 almoço não informado

Itaguaré


Bill Ostras Rod. Rio Santos, km 205 almoço e jantar (fim de semana) Tainha com farofa de banana
Tenda das Ostras Rod. Rio Santos, km 205 almoço e jantar (fim de semana) Tainha da Tenda
Toca do Mar Rod. Rio Santos, km 205 almoço e jantar (fim de semana) Tainha da Toca do Mar

Boracéia


Dona Deja Rod. Rio Santos, km 193 - nº 369 jantar Tainha Dona Deja
Parada Obrigatória Rua Mário Schemberg, 71 almoço e jantar (quinta a sábado) almoço (domingo) Tainha telhada a moda da casa
Jangadeiro Rod. Rio Santos, km 193 nº 891 almoço e jantar (quinta a domingo) Tainha grelhada com frutos do mar