Prefeitura lança material didático próprio personalizado

9 de fevereiro de 2023

Prefeitura lança material didático próprio personalizado

Na última quarta-feira (8), 280 educadores da Rede Municipal de Ensino participaram do lançamento do material didático elaborado especialmente para os alunos de Bertioga, pela equipe pedagógica do Município e pela Editora Moderna.

No evento de lançamento, para que os educadores se apropriem do material, a equipe da Editora Moderna preparou uma formação para orientar o planejamento das práticas pedagógicas com utilização dos novos livros.

Os livros didáticos, além de contemplarem os conteúdos previstos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), também enfatizam a história da Cidade, seus patrimônios históricos, culturais e ambientais. Alguns deles são: “Bertioga, Meu Município”, “Bertioga: Memória e Comunidade” e “Vivendo e Conhecendo a Cidade”.

Em cada ano escolar, são abordados, por exemplo, eventos tradicionais da Cidade, como a Festa da Tainha; locais públicos, como o Canal de Bertioga e o Forte São João. Também são estudados os ambientes naturais que compõem a cidade, como a Serra do Mar, praias e rios que correm pelo território.

Todos estes temas são trabalhados em associação com os conteúdos de cada série. A intenção é que as crianças conheçam e valorizem o próprio Município.

O Secretário de Educação de Bertioga, Rubens Mandetta, enfatiza a importância desta conquista: “O novo material a ser utilizado pela Rede Municipal de Ensino tem enfoque no pertencimento e na formação de alunos reflexivos e críticos que possam atuar como protagonistas na construção de uma Bertioga a cada dia mais cidadã”.