Prefeitura monitora áreas  de  ocupações irregulares para conter novas invasões

26 de março de 2020

Prefeitura monitora áreas de ocupações irregulares para conter novas invasões

A Prefeitura de Bertioga prioriza os trabalhos de controle das ocupações irregulares. Em uma ação coordenada por várias secretarias, foi realizado o mapeamento dos núcleos irregulares e elaborada uma estratégia para cada uma das áreas.

Conforme explica o diretor de Habitação, existem duas frentes principais de atuação, uma de aspecto social e a outra de cunho ambiental. A primeira é realizada junto a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, através do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), do Bairro Chácaras.

"Existe uma preocupação com as famílias que moram nessa região, pois as ligações de energia, água e coleta de lixo, na maioria das vezes, são realizadas de forma improvisada e sem critérios técnicos", salienta.

A outra frente é coordenada pela Diretoria de Operações Ambientais (Doa), por meio da Secretaria de Meio Ambiente. "O Doa faz o monitoramento e as ações de combate ao desmatamento e a venda irregular de imóveis", comenta.

O diretor explica que entre as áreas mais afetadas estão o Bairro Chácaras e Boracéia. Nesses locais, as ações são intensificadas, com mapeamento por meio de drone e de fotografias em alta resolução. "Dessa forma a prefeitura consegue acompanhar a situação e justificar as remoções e demolições das edificações”, explica.

Bairro Chácaras

Neste bairro foram decretados os principais embargos, que ficam entre as linhas de alta tensão até o Rio. "Lá foram instaladas câmeras de monitoramento, que acompanham a entrada de caminhões, já que no local está proibido de receber entrega de material para construção. Também foram instaladas placas informativas e realizado o cadastramento dos moradores", disse.

Segundo o diretor de Habitação, o diagnóstico do bairro é importante para identificar quem realmente mora no local, além de identificar se o imóvel é alugado ou comprado pelo morador ou se é apenas utilizado esporadicamente. "Também é possível identificar o tempo de ocupação e as condições socioeconômicas das famílias", disse.

O diretor faz um alerta: "É preciso muita atenção com as ofertas de compra de imóveis, pois há risco de perder o investimento, porque o local foi todo mapeado, proibindo desmatamento e novas edificações. As reformas também aparecem nas fotos e deverão ser tomadas medidas como multas e as edificações serão desfeitas.

Para o melhor controle das áreas, o diretor pede o apoio da população, que pode ajudar a Prefeitura de Bertioga informando novas invasões nessas áreas. "Somente assim poderemos realizar estudos visando resolver os problemas de infraestrutura e também a situação legal das famílias", completa.

Denúncias

Sempre que constatada uma ocupação irregular em área municipal ou invasão em área pública, o munícipe pode realizar a denúncia pelo telefone da Diretoria de Operações Ambientais (13) 3317 -7073.